Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



segunda-feira, 14 de maio de 2012

10ª edição da Semana Nacional de Museus: gratuito na sexta

Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Foto: Divulgação
A Semana Nacional de Museus, evento anual em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), chega à 10ª edição entre hoje e domingo, período em que instituições museológicas de todo o País promovem atividades a partir do tema ‘Museus em um mundo em transformação – Novos desafios, novas inspirações’.
A programação (veja aqui a relação de museus completa) conta com exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas. São mais de três mil atrações em cerca de mil museus e instituições culturais de 500 municípios de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal.

A abertura oficial da Semana ocorre amanhã, às 10h, no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG), com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda e o presidente do Ibram Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/MinC, José do Nascimento Jr.
O encerramento, no domingo, é no Museu do Açude, no Rio de Janeiro (RJ), que retoma as atividades após dois anos fechado para obras de recuperação. Na ocasião são apresentados uma instalação da artista plástica mineira Iole de Freitas e show da cantora paulistana Monica Salmaso.

Em todos os museus mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo, na sexta-feira a entrada é franca. Imigração é o tema no estado.

Vários eventos da Semana Nacional de Museus na Capital são inspirados no livro ‘Cosmópolis’ (1962), do poeta Guilherme de Almeida,  uma coletânea de reportagens de 1929 com perfis de oito bairros de imigrantes.

No Museu da Língua Portuguesa há uma oficina de minicontos (quarta, das 10h30 às 17h) e a visita temática ‘Antropofagia das palavras’, que estimula os visitantes a perceber o uso de termos de origem africana, indígena e de imigrantes na língua portuguesa (dom., às 15h).

Já na Casa Guilherme de Almeida, as atrações tratam do livro e da presença do imigrante na literatura brasileira. São palestras, mesas-redondas e exposição.

Pinacoteca do Estado tem a mostra ‘São Paulo, um olhar de imigrantes’, com 30 obras de 1893 a 1980 feitas por artistas como o japonês Takeshi Suzuki, o italiano Mick Carniceli e o fotógrafo húngaro Thomaz Farkas.
A visita temática ‘Bairro Luz: das origens à contemporaneidade’ é atração de amanhã a domingo no Museu de Arte Sacra.

No Museu Afro Brasil,  a mostra ‘São Paulo em 1860 – O olhar de Militão Augusto de Azevedo’ traz retratos de cidadãos negros livres feitos no estúdio do fotógrafo.


Com informações do Metrô News

Nenhum comentário:

Postar um comentário