Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Cinemateca Brasileira festeja o centenário de Mazzaropi

Mazzaropi em cena do clássico 'Jeca Tatu', de 1959

De 03 a 15 de abril de 2012, a Cinemateca Brasileira festeja o centenário de nascimento de Amácio Mazzaropi (09 de abril de 1912 – 13 de junho de 1981, São Paulo-SP). Entre os destaques da mostra especial em homenagem ao ator e diretor, está a sessão 'Mazzaropi Restaurado', com quatro clássicos de sua filmografia em nova versão, um deles inédito em São Paulo.

Intérprete de uma das personagens mais famosas do cinema brasileiro, o Jeca, Mazzaropi lançou-se nas telas no início dos anos 1950, na comédia roadmovie 'Sai da frente', produzida pelos estúdios da Vera Cruz em São Paulo, e dirigida pelo cineasta e dramaturgo Abílio Pereira de Almeida. Sempre encarnando tipos populares – do motorista de caminhão ao malandro Pedro Malazartes, passando por engraxate, cangaceiro, torcedor fanático ou pai de família conservador – foi como o caipira do interior paulista que Mazzaropi eternizou-se no imaginário brasileiro.

Objeto de curiosidade para críticos como Paulo Emilio Salles Gomes, e motivo de saudação para outros, como Jairo Ferreira, que chegou a comparar a importância de sua personagem a de Zé do Caixão e Antônio das Mortes, criações de José Mojica Marins e Glauber Rocha, Mazzaropi arrebatou o público em comédias que dialogavam com os espetáculos populares que desde a infância o encantavam, como o circo-teatro e a música caipira, e em filmes que tratavam de problemas concretos para suas plateias – o conflito entre o caipira e a cidade, questões agrárias e raciais, modernização e atraso, cangaço, mudanças de comportamento, etc.

Em alguns momentos, o ator também recorreu aos expedientes da paródia, satirizando gêneros narrativos como o policial e o western, numa estratégia semelhante a das chanchadas da Atlântida. Depois de obter sucesso protagonizando filmes pela Vera Cruz, pela Cinedistri, entre outras empresas, montou sua própria produtora em 1958, a PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi), e instalou na cidade de Taubaté, antigo reduto de sua família, um estúdio de proporções industriais – ao menos para o contexto brasileiro da época. Além disso, também assumiu a distribuição de suas fitas e organizou uma estratégia eficiente de fiscalização das bilheterias.

A homenagem organizada pela Cinemateca reúne algumas das principais obras estreladas por Mazzaropi. Veja abaixo alguns e clique aqui para conferir a programação completa, com horários e sinopses dos filmes:

Produções da Vera Cruz
- Sai da frente (1952)
- Nadando em dinheiro (1952)
- Candinho (1953)

Produções Amácio Mazzaropi
- O gato de madame (1956)
- Chofer de praça (1958)
- Jeca Tatu (1959)
- As aventuras de Pedro Malazartes (1960)
- Um caipira em Bariloche (1973)

Títulos especiais do programa 'Mazzaropi Restaurado', parceria da Cinemateca e Petrobrás
- Zé do Periquito (1961) - versão restaurada inédita em São Paulo
- O lamparina (1963)
- O corintiano (1966)
- O puritano da Rua Augusta (1966)


ServiçoCentenário de Mazzaropi
Onde: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana - São Paulo/SP)
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
*Maiores de 60 anos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de documento.
Mais informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
http://www.cinemateca.gov.br

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário