Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



segunda-feira, 30 de abril de 2012

Exposição apresenta trajetória da luz na história


Dividida em ambientes representados por personagens-símbolo, a exposição Grafia da luz em cartaz no Museu da Energia de São Paulo, fala sobre a temática da luz em variadas narrativas e abordagens.
Alguns personagens como Peter Pan, Frankenstein, Alice e Nosferatu são usados de forma lúdica para abordar questões sobre a natureza e características da luz e a sua importância para a vida na Terra.

A busca de Peter Pan pela sua sombra perdida é o mote para se tratar a relação entre a luz, a formação das sombras e como se dá o fenômeno do eclipse. Frankenstein que, no filme, despertou para a vida depois de um raio, é o personagem da sala que conta a relação entre a luz e as forças da natureza.

A história Alice através do espelho inspira a abordagem da percepção visual e a sala apresenta espelhos côncavos e convexos, caleidoscópio e recursos de ilusão de óptica. Já Nosferatu, personagem principal do filme clássico do expressionismo alemão, é usado para mostrar a influência da luz nas artes visuais – pintura, fotografia e cinema. O célebre cientista Albert Einstein foi escolhido como o símbolo do desenvolvimento de tecnologias relacionadas à luz, como o laser e a fibra óptica.
Os experimentos científicos da exposição estimulam a interação e a reflexão dos visitantes, que podem se divertir produzindo sombras coloridas com o experimento caixa de cores e entender o princípio dos desenhos animados e filmes através do zootrópio.

Há, ainda, objetos antigos, como as câmeras fotográficas do fotógrafo e colecionador Mário Bock e lâmpadas do acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Serviço
Exposição Grafia da luz
Local: Museu da Energia de São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a sábado, inclusive feriados das 10h às 17h
Quanto: entrada gratuita
Tel: (11) 3333-5600 - ramal 211
Endereço: Alameda Cleveland, 601, Campos Elíseos
Informações: www.museudaenergia.org.br

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário