Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Coral Jovem do Estado interpreta canções latino-americanas no Museu de Arte de São Paulo

Foto: Divulgação
Apresentação será realizada no dia 19 de junho, domingo, às 16 horas, e contará com a participação especial das cantoras do Coro da OSESP Clarissa Cabral e Solange Ferreira Luiz;  Repertório traz obras do argentino Carlos Guastavino, do mexicano Leonardo Velázquez e do chileno Miguel Letelier, além dos compositores brasileiros Heitor Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda.

O Coral Jovem do Estado, grupo musical do Governo de São Paulo, buscou inspiração nos compositores latino-americanos para selecionar as obras do repertório que será apresentado no dia 19 de junho, domingo, às 16 horas, no Masp. O concerto, que contará com obras do argentino Carlos Guastavino, do mexicano Leonardo Velázquez e do chileno Miguel Letelier, terá a participação especial de duas cantoras do Coro da OSESP: Clarissa Cabral e Solange Ferreira Luiz.

Para o início do concerto foi selecionada a peça La Noche, do argentino Carlos Gustavino, e, na sequência, Crei mi higar apagado, Si dormir es Bueno e A la vera del caminho, do mexicano Leonardo Velázquez. O grupo apresentará também duas obras de compositores chilenos. São elas: Arbolé, arbolé, de Miguel Letelier; e as canções sobre sonetos de Pablo Neruda En los bosques, Sabrás que no te amo y que te amo e Dos amantes dichosos, de Silvio Soublette. Dos cubanos Manuel e Beatriz Corona, serão interpretadas Longina e Yo quiero salir del mundo, respectivamente.

Na sequência, o Coral apresentará canções de compositores brasileiros: Poema da necessidade, de Osvaldo Lacerda; Aos mesmos caramurus, de Camargo Guarnieri; Belo belo, de Breno Blauth e, para finalizar,  Xangô e Estrela é lua nova, de Heitor Villa-Lobos, com solo de Mariana Sabino.

Naomi Munakata – regente
Diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e regente titular do Coro da Osesp, Naomi estudou violino e harpa e foi instrumentista da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo. Vencedora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), estudou com o maestro Hans Joachim Koellreutter e formou-se em composição e regência com Roberto Schnorrenberg. Em 1986, aperfeiçoou-se na Universidade de Tóquio e, em 1991, laureada com bolsa da Fundação Vitae, estudou na Suécia com o maestro Eric Ericson. Foi regente assistente do Coral Paulistano e presidente da Associação Paulista de Regentes Corais. É diretora artística e regente titular do Coral Jovem do Estado.  

Coral Jovem do Estado
Criado em 1979, durante o 10° Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Coral esteve sob a regência de Bruno Wyzuj, Jonas Christensen, Diogo Pacheco, Victor Gabriel, Marcos Leite, Juan Serrano, Martha Herr e José Ferraz de Toledo, sempre ao lado das mais importantes orquestras sinfônicas e conjuntos instrumentais do Estado. Desde 2005, tem como diretora artística e regente titular Naomi Munakata e como regente assistente Fernando Tomimura. Constituído por jovens estudantes de música, especialmente na área de canto erudito, tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, aprimorando seu nível técnico e artístico para que se tornem os futuros profissionais da área. O Grupo faz parte da EMESP Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo, que tem como executora a Santa Marcelina Cultura, organização social ligada à Secretaria de Estado da Cultura e tem patrocínio da CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista e apoio institucional do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.

Sobre a Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim
Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) - Tom Jobim é uma escola altamente especializada na formação dos futuros profissionais da música erudita e popular, com o oferecimento de uma formação completa e de excelência, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Escola também proporciona aperfeiçoamento a músicos que já completaram sua formação e queiram aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, por meio de seus Cursos de Formação Avançada. Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. O Grupo ganhou o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo do ano.

Programa:
Carlos Guastavino (Argentina)La noche
Leonardo Velázquez (México)Três poemas breves:
- Crei mi higar apagado- Si dormir es Bueno- A la vera del camino
Miguel Letelier (Chile)Arbolé, arbolé
Silvia Soublette (Chile)Tres canciones sobre sonetos de Pablo Neruda:
- En los bosques- Sabrás que no te amo y que te amo- Dos amantes dichosos
Manuel Corona (Cuba)Longina
Beatriz Corona (Cuba)Yo quiero salir del mundo
Osvaldo Lacerda (Brasil)Poema da necessidade
Camargo Guarnieri (Brasil)Aos mesmos caramurus
Breno Blauth (Brasil)Belo, belo
Heitor Villa-Lobos (Brasil)Xangô
Estrela é lua nova
(solista: Mariana Sabino)

Coral Jovem do Estado
Data: 19 de junho de 2011 (domingo)
Horário: 16h
Local: Grande Auditório do MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578 – São Paulo
Capacidade: 374 lugares
Faixa etária: livre
Entrada: R$6,00 e R$3,00 (meia)

Fonte: Assessoria de Imprensa EMESP Tom Jobim

Nenhum comentário:

Postar um comentário