Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fundação SOS Mata Atlântica realiza o Viva a Mata 2011

A sétima edição do Viva a Mata 2011 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica – , que acontece entre os dias 20 e 22 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, comemora uma data especial: o 25º aniversário da Fundação SOS Mata Atlântica, organizadora do evento. Para isto, a programação  está repleta de atividades que buscam conscientizar a sociedade sobre a importância da conservação do nosso ambiente e que apresentam um pouco da história da ONG. Com diversas atrações gratuitas, a exposição comemora também o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). A iniciativa tem patrocínio do Bradesco e da Natura, e acontece na Arena de Eventos (ao lado do Museu Afro Brasil).

A abertura do Viva a Mata 2011 está programada para as 9h do dia 20 de maio, com o painel “25 anos de olho na Mata Atlântica”, no auditório central do evento. Com capacidade para 60 pessoas, o espaço concentrará os principais painéis, palestras e debates do evento. ONGs e instituições, que atuam nas mais variadas regiões do país, com programas pela conservação da Mata Atlântica, participarão do evento. Com mais de 100 projetos, a programação inclui peças de teatro, oficina de plantio com distribuição de mudas, palestras, debates, jogos educativos e muito mais. A cenografia é assinada pelo designer Beto Von Poser, da Cenário Brasil, que desenvolveu estandes feitos de madeira reaproveitada, tecido com restos de panos e paredes com caixas de frutas.

Sua Mata, Sua Casa

Com a mesma proposta, a Fundação apresenta também em São Paulo, no Shopping Metrô Tatuapé (Praça de Eventos – Piso Tatuapé), de 5 a 29 de maio, a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”. São Paulo é a quarta cidade a receber o projeto, que já esteve em Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Salvador (BA). Até janeiro de 2012, outras oito capitais nacionais receberão a exposição. Inspirada nas partes de uma casa, a mostra é dividida por cômodos onde o público encontra painéis informativos, vídeos, palestras e shows.

Exposição Itinerante

O caminhão da SOS Mata Atlântica compõe o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, que tem como objetivo levar informações sobre a Mata Atlântica a todas as regiões onde ela ocorre. Lançado no Viva a Mata 2009, o caminhão, com uma equipe de biólogos e educadores ambientais, já visitou 80 cidades, do Rio Grande do Sul ao Piauí, atendendo um público aproximado de 290 mil pessoas.

O terceiro ciclo do projeto itinerante começa em maio deste ano, durante a sétima edição do Viva a Mata. Durante um ano, o caminhão visitará cerca de 40 cidades do Bioma Mata Atlântica das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As atividades e a cenografia do caminhão serão completamente renovadas para o novo ciclo, que visitará municípios já percorridos anteriormente, além de outros que ainda não receberam a exposição. “Com o novo layout do projeto, pretendemos mostrar que a Mata Atlântica não está apenas nos parques e reservas, mas também faz parte de nossas vidas através da água que bebemos, do ar que respiramos, do clima que toma conta da nossa cidade, entre outros. É possível ter muitas atitudes positivas em prol da proteção do Bioma e as novas atividades mostrarão como,” explica Camila Plaça, coordenadora do projeto.

Código Florestal

No último dia do evento, entre 10h e 12h, o Parque Ibirapuera será tomado por uma mobilização em favor das florestas e dos serviços ecossistêmicos, contra o PL 1876/99 (relatório do Dep. Aldo Rebelo), que modifica o Código Florestal. O movimento é formado por ONGs e entidades contrárias às alterações à legislação ambiental, que ameaçam não só florestas e ecossistemas naturais, mas também populações que vivem em áreas inapropriadas ou de risco nas grandes cidades. O trabalho será feito de forma articulada com a Frente Parlamentar Ambientalista e estimulará a participação de indivíduos, descentralizando a campanha e aumentando o espaço de debate sobre o futuro das florestas e das cidades brasileiras.
Para mais informações sobre como participar da mobilização e acompanhar a agenda de mobilizações, acesse o site SOS Florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário