Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Livraria Cultura e Instituto Batoré realizam II Semana da Sustentabilidade

Mesas-redondas contarão com a presença de especialistas como o Secretário Municipal de Verde e do Meio Ambiente Eduardo Jorge, a vereadora Soninha Francine, o jornalista André Palhano, Monja Coen, entre outros.

A Livraria Cultura, em parceria com o Instituto Baraeté, realiza entre os dias 30 de maio e 5 de junho a II Semana da Sustentabilidade, em sua unidade do Bourbon Shopping. Com patrocínio do Banco Itaú S/A., o evento que também integra a I Virada Sustentável da cidade de São Paulo, abordará temas que envolvem o espaço urbano e a aplicação da sustentabilidade em diversos setores da vida cotidiana. A Semana contará com a presença de profissionais gabaritados que se reunirão em mesas-redondas para discutir temas importantes como: Mobilidade Urbana, Alimentação Sustentável, Mobilização para a Sustentabilidade, Saúde e Sustentabilidade e Trabalho em Rede.

A programação ainda prevê oficinas de criação de brinquedos e customização de roupas, além de duas exposições na temática da água - elemento essencial na sustentabilidade do planeta - no Conjunto Nacional e na unidade do Bourbon Shopping. Durante o decorrer da semana haverá uma ação interativa com o público - a Árvore de Ideias Sustentáveis – estrutura feita de madeira reaproveitada que terá sua copa toda preenchida com ideias escritas em papel semente, que poderá ser plantado posteriormente.

Durante a II Semana de Sustentabilidade, os clientes que realizarem compras acima de R$ 50,00 na loja do Bourbon Shopping ganham uma ecobag temática do evento. Esta promoção será válida durante a II Semana da Sustentabilidade e enquanto durarem os estoques.


Programação da II Semana da Sustentabilidade
Segunda-feira, 30 de maio às 19h30Mesa-redonda Mobilidade Urbana - Como fazer com que nosso deslocamento pela cidade seja mais sustentável?
Serão abordadas as principais questões relativas à mobilidade urbana e as alternativas para tornar o deslocamento diário pela cidade mais sustentável. Especialistas em mobilidade e representantes de organizações vinculadas ao transporte discutirão o tema buscando soluções.

Mediação: Soninha Francine – ex-vereadora e subprefeita em São Paulo, foi apresentadora de diversos programas na MTV, TV Cultura e GNT. É cicloativista e envolvida nas questões relacionadas a meio ambiente e mobilidade.
Participantes:
João Paulo Amaral: consultor em projetos de sustentabilidade e mobilidade, co-responsável pelo projeto Ação Pegada Berrini pela Green Mobility, membro-fundador do Coletivo Ecologia Urbana e administrador do projeto Bike Anjo.
Eduardo Jorge: secretário municipal de Verde e Meio Ambiente de São Paulo, que iniciou o movimento Dia Nacional Sem Carro na cidade em 2005;
Fernando Doria De Bellis: sócio-fundador do site Carona Brasil, ferramenta online para pessoas que desejam compartilhar suas viagens de carro e taxi, com soluções para empresas e escolas;
Marcos Bicalho: superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP.

Local: Auditório Bourbon Shopping – 125 lugares


Terça-feira, 31 de maio às 19h30Mesa-redonda: Alimentação Sustentável – Alimentação com respeito a você e à natureza.
Especialistas do tema tratarão os aspectos ambientais, sociais, éticos e de saúde que a alimentação envolve os impactos que ela pode causar no indivíduo e no ambiente e de que forma nossa forma de se alimentar pode ser mais próxima dos princípios da sustentabilidade.

Mediação: Roberto Smeraldi - jornalista, fundador da ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira e autor de ensaios e livros sobre tendências da gastronomia.
Participantes:
Camila Maria da Silva: nutricionista e pós-graduanda em Gastronomia funcional, é coordenadora do núcleo de nutrição da Associação Prato Cheio desenvolvendo atividades de aproveitamento integral dos alimentos;
Guilherme Carvalho: biólogo e coordenador do Departamento de Meio Ambiente da Sociedade Vegetariana Brasileira, responsável por informar sobre o impacto de uma dieta centrada na carne sobre o meio ambiente;
Cenia Salles: presidente do Instituto Slow Food São Paulo, movimento italiano que conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade;
Frederico Plass Rizzo: coordenador de Suprimentos da Mãe Terra produtos naturais e orgânicos, que possui o projeto Pensando Bem, de rastreamento do impacto ambiental dos seus produtos.

Local: Auditório Bourbon Shopping – 125 lugares


Quarta-feira, 01 de junho às 19h30Mesa-redonda: Mobilização para a Sustentabilidade
Profissionais de diversas mídias envolvidos na mobilização social para o desenvolvimento sustentável levantarão as dificuldades, desafios, conquistas e razões de ser desse trabalho, falando a respeito de ações já realizadas e o que ainda pode ser feito nesse campo.

Participantes:
André Palhano: jornalista, responsável pela coluna Sociais & Cia na Folha de S. Paulo e organizador da Virada Sustentável;
Renato de Paiva Guimaraes: sócio - consultor Sênior da Consultoria Gestão Origami e especialista em Comunicação Estratégica e Sustentabilidade.
Beloyanis Monteiro: militante no Movimento Ambientalista há 25 anos, criou em 1997 o programa de voluntariado da Fundação SOS Mata Atlântica, onde é coordenador de Mobilização;
Paulina Chamorro: coordenadora de meio ambiente e cidadania da Rádio Eldorado, apresenta o programa Planeta Eldorado, que aborda os temas meio ambiente, música e cidadania.

Local: Auditório Bourbon Shopping – 125 lugares


Quinta-feira, 02 de junho às 19h30
Mesa-redonda: Saúde e Sustentabilidade
Nesse espaço serão discutidos os impactos que o estilo de vida levado em uma grande cidade causa para a saúde individual, coletiva e do meio ambiente, além de quais hábitos podemos inserir e repensar no dia-a-dia a fim de manter o equilíbrio de corpo e mente. 

Participantes:
Evangelina Vormittag: Médica consultora na área de saúde e sustentabilidade, especializada em Patologia Clínica e Microbiologia, é diretora-presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade;
Lorene Soares: psicóloga, psicoterapeuta reichiana, doutoranda e mestre em Psicologia Clínica, analista bioenergética e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Análise Bioenergética;  
Christian Barbosa: Cientista de computação e o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade;
Monja Coen: missionária oficial da tradição Soto Shu - Zen Budismo com sede no Japão e primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com atual sede no Pacaembu.

Local: Auditório Bourbon Shopping – 125 lugares


Sexta-feira, 03 de junho às 19h30Mesa-redonda: Trabalho em Rede
Especialistas e profissionais da área debaterão de que forma o trabalho descentralizado e de cooperação mútua traz ganhos para a conquista de uma sociedade mais sustentável, abordando iniciativas realizadas e como se configura esse tipo de organização. 

Mediação: Luiz Bouabci - consultor, mestre em sustentabilidade pela Fundação Politécnica da Catalunha e sócio da Mob Consult, empresa especializada no mapeamento de redes humanas.
Participantes:
Bruno Ayres: co-fundador e diretor do V2V.net - Portal do Voluntário, ferramenta de redes sociais para gestão de programas de voluntariado usada por organizações no Brasil e nos EUA;
Augusto de Franco: criador da Escola-de-Redes e da empresa-em-rede Netweaving HCW e autor de mais de duas dezenas de livros sobre desenvolvimento local, capital social, democracia e redes sociais;
Mauricio Broinizi: coordenador da secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo;
Felipe Bannitz: Economista especializado em Economia Solidária e Tecnologias Sociais, coordena a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getulio Vargas desde 2005;
Mirian Vilela (convidada especial): diretora executiva da Secretaria Internacional da Carta da Terra e do Centro para Educação e Desenvolvimento Sustentável na UPEACE.

Local: Auditório Bourbon Shopping – 125 lugares


Sábado, 04 de junho às 10h30Oficina: Criação de Brinquedos
Reutilização de objetos – antes sem grande importância ou utilidade - em brinquedos, usando a criatividade. Sugerimos que os participantes levem para a oficina materiais como jornais e revistas velhas, caixas pequenas de papelão e rolos de papel higiênico, embalagens diversas, ou outros materiais que quiserem reutilizar.
Realizadores: Marcia Fossa e Thiago Paiva– Núcleo Cultural Fora da Ordem
O Ateliê Fora da Ordem nasceu em 1998 com a finalidade de mostrar a importância do não desperdício e apresentar outras visões sobre o "lixo/resíduo", transformando sucata em arte, reutilizando e reciclando materiais.
Local: Auditório Bourbon Shopping – 25 lugares
Classificação etária: livre


Sábado, 04 de junho às 15hOficina: Moda Sustentável – Customização de roupas
Customização de peças de roupas dos próprios participantes bordando trechos de poemas. Pedimos que o participante traga uma peça de roupa e um poema. Serão disponibilizados os materiais necessários para o bordado.
Consultora: Silvia Campiello - Há mais de 10 anos atua como consultora corporativa e pessoal de moda. Docente e criadora do curso de customização de peças do vestuário da rede Senac.
Local: Auditório Bourbon Shopping – 25 lugares
Classificação etária: a partir de 12 anos


Sábado, 04 de junho às 18h
Palestra: Uso Consciente do Dinheiro
Palestrante: Jurandir Macedo (Consultor do Itaú Unibanco) 
Para ser feliz é preciso ser rico? Como deixar de ser escravo do dinheiro? Como sair da berlinda financeira e passar a ter uma vida mais tranquila? Qual é a diferença entre supérfluo e desperdício? Estas são algumas questões que o professor Jurandir abordará em sua palestra. Guardar dinheiro, controlar os gastos e investir pode ser mais simples do que se imagina e são pequenas atitudes no dia a dia que podem fazer com que qualquer pessoa tenha uma boa fonte de renda, uma vida feliz e um futuro tranquilo. Tudo é uma questão de planejamento e de escolhas e, acima de tudo, de definir prioridades e projetos para a sua vida.


De 30 de maio a 15 de junho - segunda a sábado das 10h às 22h, domingo 14h às 20h
Exposição: Acqua Águas Aguadas Aquarelas
A exposição, criada em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), mostra aquarelas inéditas de artistas contemporâneos tendo como tema esse recurso natural tão essencial à vida. Projeto de Fátima Lourenço, curadoria de Antonio Carlos Abdalla, fotografia de Karime Rubez e produção de Fátima Lourenço e Marinês Takano. Artistas: Cassiano Pereira Nunes, Eliane Consol, Fátima Lourenço, Graciela Wakizaka, Ivone Beltran, Lílian Arbex, Maria José Casttelar, Maria Lúcia Panizza, Maria Pinto, Marina Martinelli, Marinês Takano, Sérgio Gregório, Silvia Raso, Suely Castro Mello, Vera Ferro e Zilá Troper.
Local: Conjunto Nacional


De 30 de maio a 15 de junho - segunda a sábado das 10h às 22h, domingo das 14h às 20h
Exposição: Hydros IV – Cotidiano
A exposição reúne registros fotográficos de artistas de toda a América Latina que integram o livro de mesmo nome idealizado pela Mexichem Brasil, detentora da marca Amanco e produzido pela Satori Editorial.
A mostra e o livro são baseados no conceito da pegada hídrica ou pegada virtual da água, que considera a quantidade de água utilizada  para a produção de alimentos, produtos e serviços para o cálculo do nosso consumo diário de água, indo muito além do que bebemos ou usamos para tomar banho.
Local: Livraria Cultura – Shopping Bourbon


De 30 de maio a 05 de junho - segunda a sábado das 10h às 22h, domingo das 14h às 20h
Ação Interativa: Árvore de ideias Sustentáveis
Uma árvore sem folhas, feita com madeira reaproveitada, terá sua copa preenchida com ideias de como tornar o nosso mundo mais sustentável. As idéias criadas pelo público serão escritas em papel semente, que será disponibilizado na loja para plantio após o registro.


Sábado, 04 de junho às 11h
Local: Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Setor infantil
Domingo, 5 de junho às 15h
Local: Livraria Cultura – Shopping Bourbon - Setor Infantil e Térreo
Atividade Infantil: A Turma do Cocoricó: Sabendo Usar Não Vai Faltar
Julio e Alípio estarão na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia - comemorado mundialmente no dia 05 de junho - e encerrando a II Semana da Sustentabilidade.
Na ocasião, será lançado pela Paramount Home Entertainment o DVD “Cocoricó Sabendo Usar Não Vai Faltar”, que aborda a importância da preservação do Meio Ambiente.

Serviço: II Semana da Sustentabilidade
Data: de 30 de maio a 05 de junho
Local: Livraria Cultura Bourbon Shopping – Rua Turiassú, 2100 – Pompéia – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3868-5100
* Palestras, mesas-redondas e oficinas sujeitas à lotação
* As senhas para participação nas atividades serão distribuídas 1 hora antes dos encontros.
* programação sujeita a alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário