Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



segunda-feira, 26 de março de 2012

Arquitetura de São Paulo: acervo histórico ao ar livre


Caminhar pelo centro é ver a história da cidade ser contada por suas construções, manifestações concretas das transformações pelas quais passou uma vila que, até 1872, tinha pouco mais de 30 mil habitantes e era restrita ao Triângulo Histórico, até se converter na atual metrópole de 12 milhões de habitantes. Do Pateo do Collegio, que nos remete à época da colonização, até o contemporâneo pórtico da Praça do Patriarca, passando pela imponência de edifícios como o Theatro Municipal e o Altino Arantes, o turista que chega a São Paulo é facilmente atraído pela arquitetura – e um simples passeio pelas ruas paulistanas já lhe garante uma experiência fascinante.

Conheça a pé a magnífica arquitetura do centro de nossa cidade, seguindo a sugestão de rota que propomos abaixo:


 1 – Mosteiro de São Bento
É a quarta construção da ordem beneditina, presente no local desde 1600. Abriga a Basílica Nossa Senhora da Assunção e o Colégio de São Bento, que foi projetado em 1910 pelo arquiteto Richard Berndl, professor da Universidade de Munique, com decoração interna de autoria do monge beneditino holandês D. Adelbert Gresnicht. É um dos poucos remanescentes em todo o mundo do estilo Beuronense – movimento artístico alemão quase erradicado com a Segunda Guerra Mundial que tem como característica a total integração entre arte e arquitetura.
Largo São Bento, s/nº
Horário de funcionamento da Basílica: segunda a sexta-feira (exceto quinta), das 6h até o término da missa das 18h; sábado e domingo, das 6h às 12h e das 16h às 18h. Na quinta-feira, a igreja fecha às 8h e reabre às 11h30.
Horário de funcionamento da loja de pães: das 7h às 18h
Telefone: (11) 3328-8799
Site: www.mosteiro.org.br


 2 – Edifício Martinelli
Quando inaugurado, em 1929, era o mais alto edifício do mundo fora dos Estados Unidos, condição perdida apenas em 1936. Inicialmente, o projeto de autoria do arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena, previa 12 andares, entretanto, foi alterado pelo próprio empreendedor da obra, o comendador italiano Giuseppe Martinelli, o qual tinha como meta a construção de 30 andares. O objetivo foi alcançado ao construir sua mansão no topo do prédio, assim ainda demonstrando aos desconfiados que, apesar de tão alta, a construção era segura.
É permitida a visitação pública ao terraço, com necessidade apenas de agendamento prévio.
Rua Líbero Badaró, 504
Horário: segunda, terça e sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30; sábado, até às 13h.
Telefone: (11) 3104-2477
Site: www.prediomartinelli.com.br

 3 – Edifício Altino Arantes
Um dos símbolos de São Paulo, este exemplar art déco (de origem francesa, abreviação de arts décoratifs) foi inaugurado em 1947, também na condição de edifício mais alto do mundo fora dos Estados Unidos, com 161 metros de altura, título perdido apenas em 1953. Projetado pelo arquiteto Plínio Botelho do Amaral para ser sede de um banco, segue o formato “bolo de noiva”, em que o prédio apresenta recuos a partir de determinada altura, e é coroado pela bandeira do Estado de São Paulo. O luxuoso saguão apresenta um enorme lustre de 13 metros de altura e 1,5 tonelada, além de um mural que conta a evolução da economia paulista desde seus primórdios.

O mirante no topo do edifício permite vista panorâmica de 360° e é aberto à visitação do público gratuitamente.
Rua João Brícola, 24
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. Tempo estimado de espera: 01 hora. Duração da visita: 05 minutos.
Telefone: (11) 2196-3730


 4 – Banco de São Paulo
Construído de 1935 a 1938, é um dos mais belos e luxuosos exemplares de art déco da cidade. Obra do arquiteto Álvaro de Arruda Botelho, recomenda-se a visita ao saguão ricamente decorado: o piso é de mosaico de pastilhas de cerâmica, mesas de granito maciço decoradas por cristais remetem às antigas transações bancárias, e o salão nobre no mezanino é totalmente revestido de madeira de lei.

Praça Antônio Prado, 9
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h
Telefone: (11) 3241-5822


 5 – Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)A antiga sede do Banco do Brasil na cidade de São Paulo foi construída entre 1923 e 1927, seguindo o projeto do arquiteto Hipólito Gustavo Pujol Júnior, professor da Escola Politécnica. Desde 2001, abriga o Centro Cultural Banco do Brasil, um dos mais ativos e completos espaços culturais paulistanos, parte de mais um esforço na política de revitalização do centro da cidade.

Rua Álvares Penteado, 112
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h.
Telefone: (11) 3113-3651 / 3652
Site: www.bb.com.br/cultura


 6 – Edifício Triângulo
Tem esse nome por ocupar integralmente um pequeno lote em formato triangular e é uma das obras do escritório-satélite que o famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer manteve em São Paulo nos anos 1950, sob a chefia do arquiteto Carlos Lemos. A entrada da construção apresenta um grande mosaico de pastilhas do artista plástico Emiliano Di Cavalcanti, um dos maiores nomes da história das Artes Plásticas do Brasil.

Rua José Bonifácio, 24
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h; sábados das 7h às 14h
Telefone: (11) 3106-0374


 7 – Edifício Guinle
Pode ser considerado o primeiro prédio vertical da cidade. Construído entre 1913 e 1916, foi uma das primeiras construções de concreto armado no país. Numa época em que os edifícios vizinhos não passavam de três andares, este projeto dos arquitetos Hipólito Gustavo Pujol Júnior e Augusto de Toledo chegou a oito pavimentos e 36 metros de altura. A fachada apresenta ornamentação Art Nouveau, com motivos de ramos e frutos de café, remetendo à riqueza trazida pela economia cafeeira.

Rua Direita, 49

 8 – Caixa Cultural
Inaugurada em 1939 pelo então presidente Getúlio Vargas, a antiga sede da Caixa Econômica Federal em São Paulo segue o estilo característico das construções públicas do Estado Novo, que deveriam espelhar a pujança do Brasil sob seu regime. Esse pensamento estava alinhado ao das construções do Regime Fascista na Itália.

Praça da Sé, 111
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h.
Telefone: (11) 3321-4400
Site: http://www.caixacultural.com.br

 9 – Pateo do Collegio
É o local de fundação da cidade de São Paulo com a realização da primeira missa em 25 de janeiro de 1554 e a posterior instalação do Colégio dos Jesuítas. Em 1759, com a determinação do Marquês de Pombal de expulsão dos jesuítas e sequestro de seus bens, o Pateo passou a abrigar o governo paulista e depois foi demolido e substituído pelo novo Palácio do Governo. Hoje, o Pateo do Collegio abriga o Museu e a Capela Padre Anchieta (beato que foi um dos fundadores da cidade) que conta com uma coleção de 700 objetos aproximadamente, muitos dos quais pertencentes, em sua origem, à antiga Igreja e Colégio dos Jesuítas.

Pátio do Colégio, 2
Horário: de terça a domingo, das 9h às 16h30.
Agendamento de visitas monitoradas (Museu Anchieta): de terça a sexta-feira, das 9 às 16h.
Telefone: (11) 3105-6899
Site: www.pateodocollegio.com.br


 10 – Tribunal de Justiça
Este peculiar exemplar do estilo art-déco apresenta ornamentação inspirada na arquitetura maia, embasamento com pórtico dórico monumental e coroamento com duas semi-cúpulas. Projetado em 1933 pelo arquiteto Felisberto Ranzini e inaugurado em 1937 como sede da Bolsa de Valores, posteriormente abrigou a Secretaria Estadual da Agricultura e, desde 1977, é ocupado pelo Primeiro Tribunal de Alçada Cível.

Pátio do Colégio, 73
Horário: segunda a sexta-feira, das 12h30 às 19h.
Telefone: (11) 3292-4900
Site: www.tj.sp.gov.br


 11 – Secretaria da Justiça
Em estilo neoclássico, os dois edifícios elaborados por Ramos de Azevedo são praticamente gêmeos. O prédio do número 184, à direita, é a primeira obra do famoso arquiteto na cidade de São Paulo: foi construído de 1881 a 1891 para abrigar a Secretaria da Fazenda e do Tesouro. Já o edifício do número 148 – mais ornamentado – foi inaugurado em 1896 como Secretaria da Agricultura. Ambos contam com pátios internos cobertos por clarabóias sustentadas por artísticas armações de ferro e apresentam colunas coríntias (as mais ornamentadas das três ordens arquitetônicas gregas e romanas) na fachada. Hoje abrigam a Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo.

Pátio do Colégio, 148 e 184
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Telefone: (11) 3291 2600
Site: www.justica.sp.gov.br


 12 – Solar da Marquesa de Santos
Construção da segunda metade do século 18 – originalmente de estilo colonial – sofreu diversas reformas responsáveis pela atual fachada neoclássica. No interior encontram-se janelas arqueológicas nas paredes que expõem as diferentes intervenções sofridas ao longo de sua existência , e exibem desde as antigas técnicas construtivas como a taipa de pilão, o pau-a-pique e a taipa francesa, até as mais recentes, em alvenaria de tijolos. É o mais antigo remanescente paulistano da arquitetura residencial urbana

Rua Roberto Simonsen, 136
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Telefone: (11) 3241-1081
http://www.museudacidade.sp.gov.br/solardamarquesadesantos.php


 13 – Catedral da Sé
Projetada em 1912 pelo arquiteto alemão Maximillian Hehl e inaugurada ainda incompleta em 1954, a arquitetura basicamente neogótica enquadra-se no ecletismo por possuir uma enorme cúpula de inspiração renascentista. Construção monumental com capacidade para mais de 8 mil pessoas, 16 torres (que chegam a atingir 97 metros de altura) e 54 vitrais, tem, abaixo do altar principal, uma cripta onde estão sepultados os bispos e arcebispos de São Paulo, além de figuras históricas da cidade como o Cacique Tibiriçá e o Regente Feijó.

Praça da Sé, s/n.
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; sábado, das 8h às 17h; domingo, das 8h às 13h e das 15 às 18h.
Telefone: (11) 3107-6832
Site: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/catedral_da_se.htm


 14 – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Uma das instituições mais importantes no histórico de desenvolvimento da cidade, a Faculdade de Direito instalou-se no local em 1828, trazendo efervescência e intelectualidade a uma então pacata São Paulo. Inicialmente ocupou o colonial convento franciscano, demolido em 1932 para dar lugar à atual construção: um exemplar neocolonial de autoria do arquiteto Ricardo Severo.

Largo São Francisco, s/n.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h.
Telefone: (11) 3111-4000
Site: www.direito.usp.br

 15 – Theatro Municipal
Foi projetado em 1903 pelos arquitetos Domiziano Rossi e Cláudio Rossi, do escritório de Ramos de Azevedo, e é um monumental exemplar do estilo eclético. Pinturas em ouro, detalhes em relevo e majestosas escadarias fazem do teatro uma das construções mais ricamente decoradas de São Paulo, e todo esse esplendor foi ressaltado com a restauração realizada em 2011. A sala de espetáculos, por onde passaram grandes nomes da arte mundial, tem capacidade para cerca de 1.600 pessoas. Inaugurado em 1911, foi palco de óperas, concertos, shows e acontecimentos marcantes, entre eles a revolucionária Semana de Arte Moderna de 1922 – evento que marcou a ruptura da arte nacional com os ideais estéticos do século XIX, consolidando o modernismo brasileiro.

Praça Ramos de Azevedo, s/n.
Horário: segunda a sábado, das 10 às 19h. Para visitação completa do edifício, é necessário agendamento pelo site.
Telefone: (11) 3397-0300 / Bilheteria: 3397-0327
Site: www.teatromunicipal.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário