Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 9 de março de 2012

Exposição de fotos em SP homenageia nordestinos do litoral

A partir de amanhã, a Caixa Cultural São Paulo recebe a exposição “Minha Terra é o Mar”, do fotógrafo búlgaro Roumen Koynov.

Composta por 50 imagens fotográficas ampliadas, a mostra itinerante resgata a cultura das comunidades litorâneas do nordeste do país.

Além das fotografias, a exposição possui recursos multimídia (projeção) e testemunhos da influência do mar no modo de vida das comunidades cearenses, pernambucanas e baianas.

Com curadoria de Soraya Vanini, o objetivo da mostra é apresentar a cultura do homem litorâneo do nordeste brasileiro, resultado da miscigenação das etnias indígena, negra e branca; e articular seu legado, fruto da estreita relação com o mar, à formação do ethos do homem brasileiro. A mostra que tem produção da Manifesta Arte e Cultura e patrocínio da Caixa Econômica Federal permanece em cartaz até 6 de maio, com entrada franca.


Roumen Koynov

O fotógrafo nasceu na Bulgária, em 1964. Depois de terminar seus estudos na área de Engenharia de Instrumentos Óticos, na Universidade Técnica de Sofia, mudou-se para Plovdiv, centro cultural do país, onde começou a se destacar como fotógrafo profissional. Nos anos 1990, trabalhou como fotógrafo para inúmeras agências e instituições culturais, nos países europeus.

Em 2000, mudou-se para o Brasil e radicou-se em Manaus, passando a registrar as paisagens da Amazônia brasileira. Aqui, sua obra participou de inúmeras bienais, exposições individuais e coletivas, com destaque para o trabalho “Waterland – Images from Amazon”, exposição individual realizada na Alemanha, Bulgária, França e Brasil.

Em 2007 começou sua pesquisa junto às comunidades litorâneas do nordeste, com o registro de mais de 30 comunidades. Paralelo aos trabalhos de pesquisa de campo, Roumen atua como fotógrafo para diversas revistas e instituições culturais, nacionais e internacionais.

Serviço
Exposição Minha Terra é o Mar
Quando: de 10 de março a 6 de maio de 2012, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Onde: CAIXA Cultural São Paulo Sé, Praça da Sé, 111, Centro – São Paulo/SP
Entrada gratuita
Informações, agendamento de visitas mediadas e traslado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Classificação etária livre


Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário