Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quarta-feira, 14 de março de 2012

"O Grande Milagre" relata resgate de baleias no Alasca

Nas livrarias em fevereiro e nas telas em março, obras recompõem a improvável união entre americanos e soviéticos, ambientalistas e petroleiras para salvar três baleias cinzentas presas no gelo. A história real ocorreu em outubro de 1988, quando a rede americana de televisão NBC divulgou imagens de três filhotes de baleias cinzentas cercadas pelo gelo, num pequeno buraco há oito quilômetros do mar, em Barrow, vilarejo nos confins do Alasca.

Até aí, nada de incomum, já que todo ano, entretidas pela comida abundante, muitas destas baleias acabam aprisionadas pelo gelo que rapidamente se forma com uma temperatura que, em questão de horas, cai a menos 120 graus centígrados. Mas, desta vez - e antes que as três baleinhas de quatro toneladas morressem de inanição ou virassem alimento para os nativos -, o Greenpeace decidiu intervir, despachando para o local Cindy Lowry, uma de suas ativistas mais combativas.

"O Grande Milagre", livro que conta a saga daquele inverno de 1988, escrito por Tom Rose, aborda a questão da proteção ao animal e mostra o quanto pontos de vistas, interesses e posições antagônicas podem se aliar sob a pressão da opinião pública. O livro, lançado em fevereiro no Brasil, é base para o filme homônimo, superprodução da Universal roteirizada por Michael Begler e Jack Amiel e dirigida por Ken Kwapis (de Licença Para Casar), com estreia neste mês (março).

Embora o filme tenha um viés romântico, a ação reforça o caráter político do evento, mostrando como a mobilização de pessoas comuns pode influir e alterar as decisões dos governantes e/ou poderosos. Em "O Grande Milagre", Cindy Lowry - ambientalista que liderou o resgate dos animais no Alasca - é interpretada por Drew Barrymore. O filme mostra a barreira ou uma aparente impossibilidade (e elas são muitas), diante das quais a integrante do Greenpeace repete incansável seu bordão mobilizador: - 'Sempre se pode fazer alguma coisa!'

Grande Milagre,O 2
LivroO Grande Milagre
Autor: Tom Rose
Tradução: Marsely De Marco Dantas
Páginas: 448
Preço Sugerido: R$ 39,90

Filme
O Grande Milagre (Big Miracle)
Direção: Ken Kwapis
Classificação: 12 anos


Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário