Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 16 de março de 2012

'Ocupação Angeli' no Itaú Cultural, em SP

Desde que publicou o primeiro desenho na extinta revista Senhor, aos 14 anos, o paulistano Angeli guarda, com carinho e certa obsessão, pilhas de trabalho entre tiras, quadrinhos, charges, ilustrações, capas de discos, filmes, vídeos em um total de cerca de 30 mil obras. Boa parte desse material pode ser visto pelo público na mostra Ocupação Angeli, a primeira da série de ocupações de 2012 no Itaú Cultural.

Idealizada como uma versão estilizada de seu estúdio, a Ocupação Angeli exibe em um espaço de 120m² cerca de 800 obras, sendo 80 originais e 20 fotos do chargista da infância até hoje. O recorte da curadoria privilegia, além dos personagens e trabalhos imediatamente identificados com o autor, criações e estilos menos conhecidos de Angeli. Para isso, foram selecionados duas dezenas de temas e tipos de trabalhos. Entre eles, sexo, comportamento, política e música, além de charges e cartuns, autocaricaturas, cartazes, cadernos de esboços e o mundo irreverente da revista Chiclete com Banana.

A curadoria é da designer gráfica Carolina Guaycuru e o projeto expográfico é da cenógrafa e arquiteta Patrícia Rabbat. Entre os elementos da ocupação está uma das esculturas que fizeram parte da filmagem de Dossiê RêBordosa, curta dirigido por Cesar Cabral com bonecos animados. Um vídeo especialmente produzido para a exposição, ainda, traz uma entrevista na qual o artista conta fatos marcantes do seu trabalho entre 1970 e 2000, mixada com músicas da época – quem assina esse trabalho é o produtor musical, sonoplasta e artista gráfico Pedro Angeli, seu filho.


Serviço:

Ocupação 'Angeli'
Onde: Itaú Cultural
Quando: de 16/03 a 29/04
Entrada Franca

Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário