Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 8 de julho de 2011

10 de Julho | Domingo é dia para acabar em Pizza

Foto: Associação Pizzarias Unidas
O Dia da pizza é comemorado desde 1985 em São Paulo. Símbolo da gastronomia paulistana, a pizza, conquistou adoradores pelo Brasil e hoje tem, nacionalmente, o dia 10 de julho como seu. Foi no Brás, bairro paulistano dos italianos, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no País. Mas, a sua história data há muito mais tempo do que à tradição italiana. Sua origem, popularmente atribuída à Itália, se deu com os babilônios, os hebreus e os egípcios - que misturavam o trigo, o amido e a água para assar em fornos rústicos - há mais de 5.000 anos. A massa era chamada de "pão-de-abraão", muito parecida com os pães árabes atuais.

Os fenícios, sete séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão. Os turcos muçulmanos adotaram esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles sendo, em seguida, incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje. No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época, a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.

Na Itália, a pizza era um alimento de pessoas humildes do sul do País. Próximo do início do primeiro milênio, surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea" indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos por ambulantes para "matar a fome" principalmente da parte mais pobre da população. A fama da receita correu o mundo e o prato ganhou status para agradar às mais diferentes classes, culturas e paladares. Só por esse motivo, a pizza merece – principalmente no Brasil, País em que é amplamente apreciada – um dia só para ela. No domingo, portanto, escolha a sua preferida para comemorar e bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário