Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quarta-feira, 13 de julho de 2011

13 de Julho | Dia Mundial do Rock and Roll


Nos Estados Unidos da década de 50 nascia o ritmo que iria conquistar o mundo e todas as gerações a partir daí: o Rock and Roll. Mais de três décadas depois, em 1985, o som das guitarras ganharia um dia oficialmente seu: 13 de Julho. Foi durante o festival de rock LIVE AID, organizado pelo compositor e vocalista da banda Boomtown Rats, Bob Gelfold. O concerto aconteceu simultaneamente nos estádios JFK na Filadélfia, EUA e no estádio Wembley em Londres, na Inglaterra, e contou com a presença de diversos artistas, como Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, David Bowie, B.B. King, o Rolling Stone Mick Jager e o Beatle Paul Mccartney. Phill Collins conseguiu a proeza de tocar nos dois estádios, embarcando em um avião rapidamente após o show na Inglaterra rumo aos EUA.

O evento, em prol do fim da fome na Etiópia, foi transmitido pela BBC para diversos países. “Nos hospedamos no Four Seasons Hotel, onde cada quarto estava ocupado por músicos. Era a Music City, e como a maioria das pessoas, fiquei acordado a maior parte da noite na véspera do concerto. Não pude dormir de nervoso. Deveríamos subir ao palco ao anoitecer, e fiquei assistindo às apresentações dos outros músicos na TV durante a maior parte do dia, o que provavelmente foi um erro psicológico”, disse Eric Clapton, em relato sobre o evento, em seu livro biográfico.

O festival tomou proporções tão grandiosas que marcou o Dia Mundial do Rock. A diversidade de artistas a se apresentar no festival e a dimensão mundial e simultânea dos shows - alguns deles, além dos EUA e Inglaterra, aconteceram também em Moscou, Sidney e Japão – fez com que o 13 de Julho fosse lembrado todos os anos em comemoração ao gênero musical. Mais de duas décadas depois, Geldof, o principal realizador desse evento, firma-se na proposta de liberdade, ensino, cuidados médicos básicos para todas as crianças, remédios para portadores de AIDS, entre outras metas, que se depender de seu empenho, serão no mínimo amenizadas ou repensadas pelos líderes mundiais.

“Raised on Rock”


Na década de 50, o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo marcaria o nascimento de um novo gênero musical: o Rock and Roll. O ritmo agregou influências do Rhythm & Blues e da Folk Music dos Estados Unidos e ficou consagrado para sempre a partir de Elvis Presley, que em 1956 lança seu primeiro disco: Heartbreaker Hotel. Considerado o Rei do Rock até hoje, Elvis também é consagrado pelo inconfundível gingado de sua dança, um tanto ousada para aqueles tempo. Nesse mesmo ano, no filme Rock, Rock, Rock, Alan Freed diz ao público que "Rock and roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: Rhythm and Blues, Jazz, Ragtime, canções de cowboy, canções country e música folk. Todos contribuíram para o big beat."

É justamente Freed que tem o crédito de ser o primeiro a utilizar a expressão "Rock and Roll" para descrever a música Rhythm and Blues tocada para uma audiência multi-racial. Enquanto trabalhava como DJ na estação de rádio WJW, em Cleveland, ele também organizou o primeiro grande concerto de Rock and Roll, o "Moondog Coronation Ball", antes mesmo do sucesso de Elvis, em 21 de março de 1952.

Ao Rock and Roll é creditado também a evidência que ganhou a causa do movimento dos direitos civis, já que tanto os jovens norte-americanos brancos como os negros adoravam o gênero, que ainda derivou muitos estilos musicais. Progressico, Punk, Heavy Metal e Alternativo são apenas alguns exemplos dos que surgiram na esteira diante do Rock and Roll.

Por motivos sociais, causas humanas, riqueza musical ou simplesmente para quem gosta de apreciar o bom e velho Rock and Roll, o gênero comemora seu dia oficial e garante na agenda um calendário de shows durante todos os dias do ano em qualquer lugar do planeta. Quer montar a sua? Então veja algumas opções de shows e programe-se! Vida longa ao Rock and Roll!

Fonte: Redação / Brasillistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário