Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 15 de julho de 2011

15 de julho | Dia Internacional do Homem: especialistas listam cuidados essenciais

Levantamento do Centro de Referência da Saúde do Homem, órgão ligado ao Hospital de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde, revela que mais de 60% dos pacientes considera constrangedor procurar um especialista quando os sintomas iniciais de uma doença aparecem.

Para fugir das primeiras consultas, a maioria dos usuários utiliza como desculpas a falta de tempo livre e a necessidade de trabalhar para manter a família. “Embora os homens estejam mais conscientes, ainda há a preocupação com a perda da masculinidade ao ficar doente e admitir que sente dor”, destaca o urologista Cláudio Murta.

O diagnóstico tardio traz ao hospital, mensalmente, mais de 1,5 mil pessoas doentes. São casos críticos que poderiam ser evitados com a realização dos exames preventivos. Em atenção ao Dia Internacional do Homem (15/7), os especialistas da unidade alertam sobre a prevenção e os cuidados com a saúde que podem afastar doenças:

Urologista também é médico de jovens
É importante que adolescentes visitem o médico antes de iniciar a vida sexual para tirar dúvidas e receber orientações.

Autoexame deve ser mensal
Como na mulher em relação ao autoexame na mama, a prática do autoexame nos testículos deve ser adotado pelos homens e pode evitar o aparecimento de câncer. O autoexame deve ser realizada entre os 15 e 35 anos após o banho com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes testiculares.

O exame da próstata (famoso “toque”) é fundamental após os 40 anos
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais mata. Patologia pode ser evitada (e o tratamento será menos invasivo) se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue.

Tabagismo e má alimentação podem contribuir com disfunção sexual
Dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos mantém a autoestima elevada e evitam o aparecimento de doenças ligadas a impotência sexual, como a hipertensão e o diabetes.

Ingestão de líquidos é fundamental
Beber pelo menos 2 litros de água por dia diminui as chances de formação de cálculos renais. Também hidrata o corpo e deixa pele e cabelos mais bonitos.

Ignorar os sintomas não elimina a doença
Dificuldade para urinar, sangramentos, perda de libido e dores locais são sinais claros de problemas de saúde. Mascará-los com o uso indevido de medicamentos, ou misturas caseiras podem agravar o caso.

Prevenção ajuda a viver mais e melhor
Não deixe de usar camisinha nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos. Além disso, tenha um bom diálogo com sua parceira. A confiança é importante para que o sexo satisfaça plenamente o casal.

Em São Paulo, o homem que precisa de cuidados médicos e orientações sobre sua saúde conta com o Centro de Referência em Saúde do Homem, do Governo do Estado de São Paulo. A unidade fica Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2651, no Jardim Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário