Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Arquivo Histórico de SP inaugura exposição com documentos da cidade dos séculos 16 a 20

Com 40 itens do acervo entre documentos textuais, registros, livros de sepultamento e documentos gráficos como pranchas de arquitetura e fotografia, exposição será aberta em 24 de setembro, às 11h.

O Arquivo Histórico de São Paulo (AHSP), integrante do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta entre 24 de setembro e 21 de dezembro de 2011, em sua sede, no Bom Retiro, a exposição Arquivo Histórico de São Paulo: a cidade e seus documentos. O evento oferece um panorama sobre a história da cidade de São Paulo entre os séculos 16 e 20 a partir de documentos do acervo.

A exposição Arquivo Histórico de São Paulo: a cidade e seus documentos apresenta uma ampla seleção de documentos do valioso acervo da instituição, que registra a história da cidade sob diferentes aspectos, incluindo não apenas reproduções, mas um conjunto de documentos originais de diferentes gêneros e períodos. A mostra está organizada em cinco blocos, em ordem cronológica, considerando os seguintes momentos: Colônia e Reino Unido, Império, Primeira República e Formação da Metrópole.

Os visitantes poderão conhecer um conjunto de 40 itens do acervo da instituição, produzidos ao longo de quatro séculos, entre eles, documentos textuais do século 16 selecionados entre as atas da Câmara da Vila de São Paulo, registros de alterações administrativas como a elevação da vila à cidade em 1711, livros com relações de sepultamentos realizados a partir do século 18; documentos gráficos variados como pranchas de arquitetura e fotografia destacam-se no conjunto reunido a partir do final do século 19. Estes permitem aos visitantes conhecer projetos de edificações particulares e públicas, e intervenções de grande vulto.

A exposição procura ampliar a difusão do acervo institucional estimulando o seu conhecimento, muitas vezes restrito a pesquisadores especializados, pelos paulistanos, seus cidadãos. Em especial, o evento é dirigido a estudantes de ensino fundamental e médio, para o qual foram preparados diversos meios de aproximação tendo como mediação os educadores.

Serviço: Arquivo Histórico de São Paulo. Edifício Ramos de Azevedo. Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Bom Retiro. (Próximo do Metrô Tiradentes).

Exposição: Arquivo Histórico de São Paulo: a cidade e seus documentos.
Abertura: Dia 24/09, 11h. Visitação: Segunda-feira a Sábado, das 10h às 16h30.
Informações: www.arquivohistorico.sp.gov.br. Telefone: 3396-6000.
Agendamento para visitas guiadas em grupo: educativoarq@prefeitura.sp.gov.br
Informações: 11-3396-6018.


Fonte: Prefeitura de SP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário