Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Livraria Cultura resgata obra de Otto Maria Carpeaux


A Livraria Cultura resgata uma das obras mais importantes do gênero em língua portuguesa: História da literatura ocidental, de Otto Maria Carpeaux. “A recuperação dessa obra é de grande relevância. Ela ajuda a compreender de forma significativa os homens, os movimentos literários e os livros, assim como as ideias do mundo ocidental”, diz Pedro Herz, Presidente do Conselho Administrativo da Livraria Cultura.

Originalmente, a obra de 1959 é composta por oito volumes e, na reedição feita em parceria com a Editora Leya Brasil, passa a ter quatro volumes. “Acredito firmemente que a reedição de História da literatura ocidental, de Otto Maria Carpeaux, é o maior acontecimento editorial de 2011. A ideia foi da Livraria Cultura, que iniciou sua trajetória de sucesso no mercado editorial brasileiro em 1947, ano em que a primeira edição desta obra foi publicada.

A partir de dezembro, o leitor brasileiro terá à sua disposição uma obra sem paralelos, escrita por um dos maiores críticos literários do nosso tempo. Um gênio austríaco que construiu, em solo brasileiro, a maior obra do gênero já escrita em língua portuguesa”, afirma Pascoal Soto, Diretor Editorial da LeYa Brasil.

No primeiro volume, o leitor encontrará rigorosa introdução, em que o autor expõe seu método de abordagem e sua práxis como historiador e crítico literário: uma introdução densa que vale como ensaio sobre a historiografia literária e sua metodologia. Neste segundo volume, o autor desta obra que Carlos Drummond chamou “livro-chave essencial a cada página, suscita um problema, desvenda um significado, abre um caminho”, faz a exegese do Barroco e do Classicismo no mundo ocidental. Aqui, estão analisados a poesia, o teatro, a epopeia e o romance picaresco, entre outros temas e autores, como Cervantes, Góngora, Shakespeare e Molière.

O terceiro volume apresenta um estudo profundo dos grandes autores do período, além da referência à literatura do Romantismo até nossos dias. Um diversificado e denso estudo sobre as causas sociais e estéticas do Romantismo. Neste último e quarto volume da História da literatura ocidental, o leitor encontrará extensa análise sobre a atmosfera intelectual, social e literária do fin du siècle e o surgimento do simbolismo e aquilo que o autor chama de “A época do equilíbrio europeu”.

A obra atemporal de Carpeuax ganha além do box com os quatro volumes, uma versão em eBook. Outro ponto importante da reedição feita entre a Livraria Cultura e a Editora Leya Brasil é o preço acessível. “Uma das preocupações que tivemos foi descortinar para o grande público a obra completa de Carpeaux, considerando uma acessibilidade completa, desde qualidade gráfica até o seu valor final”, afirmam Pedro Herz e Pascoal Soto.

Sobre Otto Maria Carpeaux

Otto Maria Carpeaux (1900-1978), cidadão austríaco e brasileiro, estudou matemática, física e química na Universidade de Viena, onde se doutorou em Letras e Filosofia. Paralelamente, dedicava-se à música e às ciências humanas, orientou-se na linha do pensamento que vai do historicismo alemão à dialética da História. Patriota, combateu o nazismo e a anexação da Áustria pela Alemanha, tendo sido obrigado (1938) a refugiar-se na Bélgica.

Em 1939, imigrou para o Brasil, onde escreveu a maior parte de sua obra (já publicara cinco livros na Europa): A cinza do purgatório, ensaios (1942), Origens e fins, id. (1943), Presenças, id. (1958), História da literatura ocidental (1958-66), Uma nova História da música (1958), Livros na mesa, ensaios (1960), A literatura alemã (1964), O Brasil no espelho do mundo, artigos políticos (1965), A batalha da América Latina, id. (1966), 25 anos de literatura (1968), além de outros livros e numerosos prefácios, introduções, verbetes de enciclopédia.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário