Foto: Clarissa Olivares |
A partir de dezembro, as oficinas ministradas pela Casa passam a ser gratuitas. As inscrições devem ser feitas na recepção mediante a documentação necessária - uma foto 3x4; xerox do RG e xerox do comprovante de residência. Para cada curso, há 30 vagas disponíveis, com entrega de certificado digital desde que o aluno tenha, no mínimo, 70% de frequência.
Oficinas do mês:
O prazer da escrita - com Reynaldo Damazio;
Do cricri ao crítico - com Frederico Barbosa (diretor da Casa das Rosas);
O que é poesia? - com Marco Antonio Pezão
Escrita em movimento - com Paula Petreca.
20 anos de Casa das Rosas: breve histórico
1991. A Avenida Paulista celebrava seu centenário e a Casa das Rosas, tombada pelo Condephaat, era transformada em espaço cultural. Símbolo de São Paulo, a Paulista é a "perfeita tradução" da história econômica da cidade e do país - da agricultura ao mercado financeiro, em menos de um século. Mas, em 1991, já começava a se converter no que é hoje: a Avenida da Cultura.
Neste mês, a Casa das Rosas comemora 20 anos como espaço cultural: de Galeria de Arte Contemporânea, depois Galeria Virtual, a maior e mais importante espaço público do país voltado à Poesia e à Literatura. Muitos se espantam com um espaço dedicado à poesia na avenida mais nobre de São Paulo. Desconhecem que a cidade foi fundada por um poeta, José de Anchieta, ganhou destaque nacional com os poetas românticos que aqui estudaram, como Álvares de Azevedo, foi modernizada pelos poetas Mário e Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida e se projetou internacionalmente com a poesia concreta de Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos. Uma cidade sempre movida à poesia.
Uma cidade que teve, durante as duas últimas décadas, no coração de sua riqueza, no núcleo do seu poder econômico, um foco de resistência, um escape da mesmice por meio da arte de vanguarda e da poesia. Confira aqui a programação completa.
Serviço
Casa das Rosas - Programação de Dezembro de 2011até 17 de dezembro.
Avenida Paulista, 37 - próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
domingos e feriados, das 10h às 18h.
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.
Site: www.casadasrosas-sp.org.br
Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário