Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Retrospectiva de documentários musicais brasileiros

"Fabricando Tom Zé" é uma das atrações
Cinema e música são os ingredientes da programação que inaugura o calendário de 2012 do Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo. A mostra Cine MPB, que acontece de 4 a 14 de janeiro, reúne alguns dos maiores sucessos da produção brasileira recente de longas-metragens documentais, focalizando músicos de diversas gerações.

Entre os 17 títulos selecionados estão vencedores do prêmio do público de diversos festivais. É o caso de “Fabricando Tom Zé” (de Décio de Mattos Jr.) e “Loki – Arnaldo Baptista” (de Paulo Henrique Fontenelle), ambos eleitos pelas audiências do Festival do Rio e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Outros eleitos pelo público são “Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano” (de Henrique Dantas), nos festivais de Brasília, Curta-SE (Sergipe) e In-Edit Brasil; “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei” (de Micael Langer, Claudio Manoel e Calvito Leal), no Festival de Paulínia; e “Samba Riachão” (de Jorge Alfredo), no Festival de Brasília.

A programação destaca obras voltadas a grandes nomes da história da música brasileira, como “Cartola” (de Hilton Lacerda e Lírio Ferreira), vencedor do prêmio de melhor trilha sonora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2008; “Elza” (de Izabel Jaguaribe & Ernesto Baldan), sobre a cantora Elza Soares; e “Vinícius” (de Miguel Faria Jr.), sobre o poeta e compositor Vinícius de Moraes, grande sucesso nas salas brasileiras de cinema.

Movimentos musicais também estão presentes, em produções como “Botinada! A Origem do Punk no Brasil” (de Gastão Moreira), com Inocentes e Ratos do Porão, “Rock Brasília” (de Vladimir Carvalho), com Legião Urbana e Capital Inicial, e “Fala Tu” (de Guilherme Coelho), em que três personagens sonham em viver do rap e do hip hop.

A programação traz ainda trabalhos sobre os artistas inovadores Itamar Assumpção, em “Daquele Instante em Diante” (de Rogerio Velloso), e Jards Macalé, que protagoniza “Jards Macalé – Um Morcego na Porta Principal” (de Marco Abujamra).

Completam o cardápio “Titãs, A Vida Até Parece Uma Festa” (de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, vencedor do prêmio de melhor documentário musical no Vídeo Music Brasil), “Paulinho da Viola – Meu Tempo É Hoje” (de Izabel Jaguaribe), que conta com participações de Marina Lima, Zeca Pagodinho e Marisa Monte; “O Milagre de Santa Luzia” (de Sergio Roizenblit), conduzido pelo sanfoneiro Dominguinhos; e “Gretchen – Filme Estrada” (de Eliane Brum & Paschoal Samora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário