Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Campanha incentiva doação de sangue em empresas

O Fundo Social de Solidariedade e as secretarias da Saúde e da Casa Civil do Estado de São Paulo lançaram nesta quarta-feira (1º) campanha para incentivar a doação de sangue em empresas e instituições. Em apenas três horas, 90 funcionários se candidataram para doação. Deste total, 65 bolsas foram coletadas.  A proposta da ação é sensibilizar os empresários para que acionem o serviço de coleta externa da Pró-Sangue, órgão da Secretaria da Saúde responsável pelo abastecimento de 128 hospitais da capital e Grande São Paulo.
A coleta externa é disponibilizada por meio de agendamento prévio. Para receber o programa na instituição é imprescindível reunir grupos a partir de 100 pessoas, além de dispor de instalação adequada, provida de área bem ventilada e iluminada, de no mínimo 80 m², com bebedouro e banheiros próximos. O local também deve ter mobiliário mínimo que inclua mesas, cadeiras e lixeiras disponíveis.

Atendendo aos pré-requisitos, os interessados devem fazer o agendamento com pelo menos dois meses de antecedência, para que o local seja vistoriado e aprovado por profissionais técnicos. Na data da coleta externa, a Pró-Sangue providencia a logística necessária para efetuar a coleta, disponibilizando van, uma equipe composta de médicos, enfermeiros, biologistas e auxiliares das áreas técnica e administrativa, além de lanche, cadeiras para doação e outros equipamentos.

O serviço de coleta externa da Pró-Sangue funciona às terças e quintas-feiras e os interessados devem entrar em contato com a Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue, para orientações técnicas sobre a infraestrutura e condições necessárias para a realização da coleta. Mais informações pelo telefone (11) 3061-5544 (ramais 376 e 215), de segunda a sexta, das 7h às 13h ou por e-mail: coletaexterna@prosangue.sp.gov.br.

Requisitos para ser um doador

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.


Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário