Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, em que as projeções de filmes mudos eram acompanhadas por trilha sonora executada ao vivo, o MIS promove o projeto mensal Cinematographo.
No mês de fevereiro, o músico Sidney Ferraz sobe ao palco do Auditório MIS para interpretar, dentro da ótica da música popular brasileira contemporânea, trilhas sonoras dos curtas The Fireman (1916) Cruel, Cruel Love (1914) e The Bank (1915), clássicos do cineasta Charles Chaplin.
O músico, através do piano e acompanhado pelo contrabaixo acústico de Zé Alexandre Carvalho, executará temas autorais pré-definidos, amparados pelos conceitos de improvisação livre, a fim de traçar novas trilhas sonoras para os filmes. Ele trabalhará com elementos da música brasileira contemporânea, do jazz e da música erudita.
Sobre os filmes
The Bank (1915): Charlie é o zelador de um Banco. Edna compra um presente de aniversário para o seu noivo, o Caixa. Charlie pensa que “Para Charles com amor” é para ele. Então presenteia Edna com uma rosa, que ela joga no lixo. Deprimido, Charlie sonha com um roubo ao Banco e no seu papel heróico salvando a Edna e o gerente.
The Fireman (1916): Charlie é um bombeiro que faz tudo errado. Um homem convence o Chefe de Bombeiros a ignorar que a sua casa está em chamas, já que tem interesse em receber o seguro. Quando a casa ao lado começa a pegar fogo, Charlie é chamado.
Cruel, Cruel Love (1914): Um aristocrata pensando que foi abandonado tenta suicídio, mas é salvo da morte e se reencontra com sua noiva.
Sobre o músico: Sidney Ferraz é graduado em música Popular pela Universidade Estadual de Campinas, autor das vídeo-aulas “Aprenda a Tocar” vol. 1 e 2”, e atualmente integra o Núcleo de Pesquisa em Música e Mídia da Universidade de São Paulo.
Ingressos à venda na Recepção MIS ou através do site: www.ingressorapido.com.br
Do Museu da Imagem e do Som
Nenhum comentário:
Postar um comentário