Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Doadores contam com recepção especial nos postos da Pró-Sangue

Campanha 2011 - Fundação Pró-Sangue

A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%. Vale destacar que no Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,5 milhões de bolsa de sangue.

A Fundação Pró-Sangue já chegou a registrou mais de 4,6 milhões de doação. De acordo com o diretor técnico-científico da Pró-Sangue, o médico Alfredo Mendrone Junior, cerca de 85% das pessoas que vão à Fundação fazem a doação de forma voluntária, contra 15% que correspondem à doação vinculada (destinada a um parente ou amigo). "Esse número não apenas atesta a fidelização dos doadores à causa como demonstra que a Pró-Sangue está plenamente alinhada com as diretrizes da OMS que preconiza que a doação de sangue deve ser um gesto essencialmente voluntário, destituído de qualquer remuneração em espécie", ressalta.

Campanha 2011
Atrações - Neste ano, o Dia do Doador será comemorado na Pró-Sangue até amanhã, 26, com festa na Fundação. Hoje, 25, os doadores contam com uma recepção diferenciada nos postos de coleta, onde encontrarão um lanche especial incrementado com produtos da Bauducco, Hershey´s, Riclan e Agro Nippo Alimentos com doação de Mupy. Para dar um tom especial à festa, várias empresas darão seu apoio nessa ação, dentre elas incluem-se a agência Publicis Brasil, Level Up!, Vivo, Maxpress, Hangar de Flores, Mack Color, Sysmex, Giuliana Flores, Revista Hola! Brasil, Abbott Brasil, além das rádios Alpha FM, Band FM, Kiss FM, Mix e 89 FM.

Outra ação que ocorre até amanhã nas ruas é da Band FM que faz "pedágio" em frente aos postos da Pró-Sangue, distribuindo folhetos de incentivo à causa. Além disso, a rádio traz artistas e músicos à Pró-Sangue e inclui várias chamadas na sua programação convidando as pessoas a virem doar sangue.
No dia 25, no posto Clínicas, os doadores ganham rosas, oferecidas pela Sysmex, em parceria com a Giuliana Flores, e o local será decorado com arranjos florais da Hangar de Flores.

Além disso, os doadores contam com uma série de atrações, como a apresentação do grupo Família Contemporânea com Arnaldinho do Cavaco, Scaglione Jazz Duet (com Aldo Scaglione na guitarra acústica e Horácio Scaglione no contrabaixo), do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do grupo musical Cantando na Chuva Criações Artísticas, dos Mágicos Solidários e do Clown at Work (com Gilberto Kido como Palhaço Sujiro e André Correia como Palhaço Minduim).

Destaque - A Pró-Sangue está preparando uma surpresa especial para os doadores. Aqueles que vierem doar no Posto Clínicas poderão participar da campanha "Doe Sangue e Passe a Bola para um Amigo", que busca mostrar que a doação deve ser um hábito contínuo, e não um gesto pontual feito só quando uma pessoa próxima precisa. Painéis assinados pelo artista plástico Guto Lacaz e pelo fotógrafo Klaus Mitteldorf estarão no Posto Clínicas, na frente dos quais os doadores poderão tirar uma foto, tornando-se efetivamente um promotor dessa nobre causa.

Requisitos básicos para doação de sangueEstar em boas condições de saúde.

- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade,
- Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
- Impedimentos temporários


Impedimentos temporários

- Resfriado: aguardar 7 dias.
- Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

*recomendações da Fundação Pró-Sangue

Fonte: Fundação Pró-Sangue

Nenhum comentário:

Postar um comentário