Campanha 2011 - Fundação Pró-Sangue |
A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%. Vale destacar que no Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,5 milhões de bolsa de sangue.
A Fundação Pró-Sangue já chegou a registrou mais de 4,6 milhões de doação. De acordo com o diretor técnico-científico da Pró-Sangue, o médico Alfredo Mendrone Junior, cerca de 85% das pessoas que vão à Fundação fazem a doação de forma voluntária, contra 15% que correspondem à doação vinculada (destinada a um parente ou amigo). "Esse número não apenas atesta a fidelização dos doadores à causa como demonstra que a Pró-Sangue está plenamente alinhada com as diretrizes da OMS que preconiza que a doação de sangue deve ser um gesto essencialmente voluntário, destituído de qualquer remuneração em espécie", ressalta.
Campanha 2011 |
Outra ação que ocorre até amanhã nas ruas é da Band FM que faz "pedágio" em frente aos postos da Pró-Sangue, distribuindo folhetos de incentivo à causa. Além disso, a rádio traz artistas e músicos à Pró-Sangue e inclui várias chamadas na sua programação convidando as pessoas a virem doar sangue.
No dia 25, no posto Clínicas, os doadores ganham rosas, oferecidas pela Sysmex, em parceria com a Giuliana Flores, e o local será decorado com arranjos florais da Hangar de Flores.
Além disso, os doadores contam com uma série de atrações, como a apresentação do grupo Família Contemporânea com Arnaldinho do Cavaco, Scaglione Jazz Duet (com Aldo Scaglione na guitarra acústica e Horácio Scaglione no contrabaixo), do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, do grupo musical Cantando na Chuva Criações Artísticas, dos Mágicos Solidários e do Clown at Work (com Gilberto Kido como Palhaço Sujiro e André Correia como Palhaço Minduim).
Destaque - A Pró-Sangue está preparando uma surpresa especial para os doadores. Aqueles que vierem doar no Posto Clínicas poderão participar da campanha "Doe Sangue e Passe a Bola para um Amigo", que busca mostrar que a doação deve ser um hábito contínuo, e não um gesto pontual feito só quando uma pessoa próxima precisa. Painéis assinados pelo artista plástico Guto Lacaz e pelo fotógrafo Klaus Mitteldorf estarão no Posto Clínicas, na frente dos quais os doadores poderão tirar uma foto, tornando-se efetivamente um promotor dessa nobre causa.
Requisitos básicos para doação de sangueEstar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade,
- Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
- Impedimentos temporários
Impedimentos temporários
- Resfriado: aguardar 7 dias.
- Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
- Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
*recomendações da Fundação Pró-Sangue
Clique aqui para mais informações na Fundação Pró-Sangue
Clique aqui para ver programação de atrações no Posto Clínicas.
Fonte: Fundação Pró-Sangue
Nenhum comentário:
Postar um comentário