Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SESC encerra evento sobre Câmara Cascudo com degustação

No dia 01 de dezembro (quinta-feira), às 19h, o SESC Carmo encerra o evento “Pitadas de Sabores e Alimentos do Brasil”, que celebra a obra “História da Alimentação no Brasil”, do escritor e pesquisador Luís Câmara Cascudo (1898-1986).

Nesse encontro, intitulado “Por Cima do Leite Não Há Fruta que Deleite”, serão apresentados, por meio de degustação e bate-papo, frutas e doces que o público adora com o especialista Douglas Bello (Projeto Sítio do Bello) e o chef Flávio Federico.

O primeiro falará sobre a importância das frutas na gastronomia nacional, apresentando frutas nativas como grumixama, cambuci, jenipapo, cabeludinha, amora silvestre, uvaia, araçá e alguns produtos feitos a partir delas como geleias, doces, sucos e biscoitos.

O segundo, especializado na criação de doces com ingredientes brasileiros, conduz a degustação do Viva o Cambuci, preparado com o fruto que tem um perfume intenso e adocicado, casca verde, com tons em amarelo e um pouco ácido, quase como o limão.

Segundo Mariana Ruocco, Coordenadora de Alimentação do SESC Carmo, “o fato de a atividade ter sido inspirada na obra de Câmara Cascudo valorizou os encontros e levou o público a entender melhor a história da alimentação no Brasil, por meio das contribuições étnicas e culturais de índios, africanos e portugueses”.

Sobre os convidados:

Douglas Bello criou há 11 anos, criou o Projeto Sítio do Bello. O objetivo é desenvolver o plantio de frutas nativas e a comercialização de produtos feitos com elas, gerando renda para pequenos produtores, ao mesmo tempo em que permite a recuperação e a preservação dos ecossistemas brasileiros por meio da fruticultura.

Flávio Federico é conhecido pelo uso de técnicas de alta confeitaria na criação de doces, utilizando frutas do Brasil como o cupuaçu, a goiabada e a butiá, araticum. Por muitos anos, forneceu sobremesas a restaurantes de São Paulo e hoje tem uma doceria, a Sódoces, onde vende chocolates, macarons, sorvetes artesanais, entre outros.

Câmara Cascudo:

Nascido em 30 de Dezembro do ano de 1898, em Natal, Câmara Cascudo morreu na mesma cidade em 1986. Foi folclorista, etnólogo, historiador, antropólogo, jornalista, advogado e escritor. Conhecedor de sete idiomas, publicou mais de 200 livros e 3.000 artigos. Sa fascinação por literatura era tanta que lia, em média, um livro por dia.

Fundou a Academia Norte-riograndense nos anos 30. Em 1977, ganhou o troféu Juca Pato, da União Brasileira dos Escritores, por ter sido considerado o intelectual do ano.

Em a "História da Alimentação no Brasil" teve o patrocínio de Assis Chateaubriand, responsável pelo financiamento das viagens de Cascudo à África, continente onde o autor estudou as raízes de uma parte fundamental da culinária brasileira. O livro tem uma importância tão impactante que o sociólogo Gilberto Vasconcellos afirmou que a obra “supera teoricamente o rigor de “O Capital”, de Karl Marx.

Serviço:


“Pitadas de Sabores e Alimentos do Brasil – Homenagem a Câmara Cascudo”
SESC Carmo - Rua do Carmo, 147 - Metrô Sé
Quando: 1º de dezembro
Quanto: De R$ 5,00 a R$ 20,00 (200 lugares disponíveis)
Informações: 3111-7000 ou www.sescsp.org.br.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário