Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Rubem Alves rememora sua vida e suas ideias sobre educação em novo DVD

No DVD “Uma Tarde com Rubem Alves”, o educador, teólogo, psicanalista e escritor consegue mostrar a sabedoria simples de uma criança durante uma conversa em que lembra como é fácil se maravilhar com o mundo.

“Nós éramos muito pobres. Eu não tinha brinquedos, mas era um menino feliz,” relembra Rubem Alves em uma das conversas que recheiam o DVD “Uma Tarde com Rubem Alves”, que a Editora Nossa Cultura acaba de lançar. Na obra, ele próprio completa com um sorriso o motivo de sua alegria: “Porque eu não sabia que era pobre”. Rubem Alves possui o talento de se despir de toda a sua erudição a ponto de poder ser entendido por uma criança, mas sem abrir mão da profundidade de suas palavras. Ele sabe ser ao mesmo tempo existencial e infantil, saudoso e atual, apaixonado e criterioso. E, mesmo amando a todos, Rubem Alves reserva sempre palavras especiais de carinho aos alunos e aos professores.

“Uns anos atrás eu recebi a carta de um menininho que dizia assim: ‘Querido Rubem Alves, li o seu livro O Patinho que não Aprendeu a Voar. Aprendi que liberdade é a gente fazer aquilo que deseja muito. Eu quero ser livre’. Ponto. Em três linhas ele resumiu o livro”. Em “Uma Tarde com Rubem Alves” da Nossa Cultura, o educador e autor de mais de 80 livros para crianças e adultos conversa como se estivesse recebendo o telespectador em sua residência em Campinas, onde o DVD foi filmado.

Ele discorre sobre sua infância pobre, alegrias e tristezas em várias cidades do interior de Minas Gerais, a decisão de tornar-se Pastor da Igreja Presbiteriana, sua expulsão dessa Igreja e o exílio nos Estados Unidos, provocado pelo regime militar, e muito mais. Porém, acima de tudo, fala sobre seu amor pela poesia, a beleza, as crianças, a reverência pela vida, os mistérios, a filosofia, a música. “Uma Tarde com Rubem Alves”, idealizado e produzido pelo Professor Samuel Lago, documenta mais do que as ideias de um grande pensador, mas o resultado de uma vida dedicada à arte de educar.

Assista trechos de “Uma Tarde com Rubem Alves”


Ficha Técnica:
“Uma Tarde com Rubem Alves”
Autor: Rubem Alves
Tempo: 1h19
Formato: DVD
Preço: R$ 39,00

Sobre o autor - Educador, poeta, filósofo, psicanalista, cronista do cotidiano, ensaísta, teólogo e acadêmico. Rubem Alves é um dos mais competentes e sensíveis pensadores do Brasil. Ele é autor de mais de 80 títulos entre livros infantis, crônicas e outros, tendo como eixo central a educação. Sobre a Editora Nossa Cultura – Com sede em Curitiba (PR), foi fundada em 2005, inicialmente com foco no mercado de audiolivros, na época pouco explorado no Brasil. Em 2010, com um catálogo de audiolivros já bastante expressivo e reconhecida pela expertise nesse formato, a Nossa Cultura expandiu sua atuação e passou a lançar também livros em formato papel.

Atualmente, o portfólio é composto por 17 obras impressas e 60 em audiolivro, a maioria best sellers mundiais. Entre os audiolivros destacam-se “Engolido pelas Labaredas”, do cronista americano David Sedaris, que no Brasil foi narrado por Marcelo Tas, “Água para Elefantes” de Sara Gruen, que já havia sido publicado em 44 idiomas, Laowai, escrito e narrado pela jornalista da TV Globo, Sônia Bridi, e cinco títulos do renomado autor Dale Carnegie. Na linha de livros em papel estão obras como “As Guerras Secretas de Clinton”, do jornalista Richard Sale, “O Homem que inventou o Natal”, de Les Standiford, a coleção “As Rosas Inglesas”, da cantora pop Madonna, e “Menonita de Vestidinho Preto”, de Rhoda Janzen, que ficou dois meses entre os mais vendidos do New York Times. Além de obras próprias, o catálogo online da Nossa Cultura inclui livros e audiolivros publicados por terceiros / parceiros, somando 250 títulos que podem ser conhecidos e adquiridos no site www.nossacultura.com.br.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário