Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

5 de Agosto | Dia Nacional da Saúde

Para marcar o Dia Nacional da Saúde, algumas campanhas alertam e informam sobre serviços úteis do setor no País. Uma delas é do Portal Minha Vida, que traz conteúdo especial com os 15 temas que mais afetam a saúde da população brasileira. Dentro dos conteúdos, é possível encontrar o que é cada doença, com os respectivos sintomas, diagnóstico, complicações e tratamentos.

Ainda é possível entender mais sobre alergias, Alzheimer, ansiedade, câncer de mama, câncer de próstata, colesterol, dengue, depressão, diabetes, disfunção erétil, enxaqueca, gripe, hipertensão, lombalgia e osteoporose. Além disso, o portal ainda traz dicas para uma boa saúde, que é resultado de equilíbrio físico, orgânico e mental de nosso organismo, conquistado dia-a-dia.

Esse equilíbrio é alcançado por meio de vários fatores, como boa alimentação, ingestão de muita água, dormir bem, praticar atividades físicas, praticar boa higiene pessoal e horas de lazer bem aproveitadas. Para mais informações, acesse todo o conteúdo disponível em: http://www.minhavida.com.br/.

Hanseníese tem cura

Outro alerta vem para para a cura da hanseníase. A doença infecciosa e crônica pode provocar lesões dermatológicas e neurológicas sem o tratamento adequado, ocasionando graves sequelas. Apesar de ter cura – e de o tratamento estar disponível gratuitamente na rede pública de saúde – a doença ainda representa um grande desafio de saúde pública para o Brasil: o Brasil é o primeiro do ranking mundial de prevalência da doença.

A oportunidade para alertar a população sobre os sintomas da hanseníase e difundir informações contra o preconceito vem hoje, com o Dia Nacional da Saúde. Os principais sintomas da doença são o aparecimento sobre a pele de manchas brancas ou avermelhadas, sem sensibilidade para frio, calor, dor e tato; sensação de formigamento, dormência ou fisgadas; dor nos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; e diminuição da força muscular. Ao identificar algum desses sintomas, o paciente deve buscar imediatamente o diagnóstico em uma unidade de saúde e, em caso positivo, iniciar o tratamento o quanto antes.

Quando tratada em fase inicial, a hanseníase tem cura e não causa deformidades. O tratamento, denominado poliquimioterapia (PQT), é gratuito, administrado via oral e está disponível em unidades públicas de saúde de todo o Brasil. Para pacientes que apresentam a forma paucibacilar (PB) da doença, a duração do tratamento é de seis meses e para os que apresentam a forma multibacilar (MB), o tratamento dura um ano. Concluído o tratamento com regularidade, o paciente recebe alta e é considerado curado.

Além do controle clínico e epidemiológico da hanseníase, o país precisa enfrentar o preconceito que ainda envolve a doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente em 2009 foram detectados quase 38 mil novos casos de hanseníase no país. No mesmo ano, o Rio de Janeiro apresentou um índice de 12,45 novos casos a cada 100 mil habitantes. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o coeficiente de prevalência da hanseníase corresponda a menos de um caso da doença a cada 100 mil habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário