Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Shirley King faz única apresentação no The Orleans



Não deve ser fácil ser filha do homem que mudou a história da música. Ainda mais quando se resolve seguir as pegadas do pai no mesmo ramo. Shirley King, filha de B.B. King, sempre teve de conviver com isso. E se há um músico que mereça a alcunha de lenda viva, esse alguém é o velho B.B. King.

Ela mesma reconhece que ser filha de uma lenda viva tem seu lado bom e seu lado ruim. Por um lado, pagou o preço emocional por ter crescido com a constante ausência do pai e com medo de cometer qualquer deslize que manchasse sua reputação. Talvez por isso, Shirley tenha decidido tarde se tornar cantora profissional, somente aos 41 anos.

Começou com o pé direito em Chicago,  cidade considerada a Meca do blues mundial. Em 1990 tornou-se cantora regular no Kingston Mines, uma das principais casas da cidade. Um ano depois gravou seu primeiro disco, Jump Through My Keyhole, o que a levou a excursionar pela Islândia, Itália, França e Inglaterra.

Nascida em Memphis, os pais nunca se casaram o que a levou a alternar sua convivência com ambos. Porém, a cidade proporcionou contato com o ambiente musical e com os parceiros de seu pai, entre eles Sam Cooke, Jackie Wilson, Albert King, Etta James e Ruth Brown, suas principais influências. “Uma vez subi ao palco e lá estava Etta, meu Deus, não podia acreditar naquilo, ela era uma mulher tão bonita! Ela entrava no palco e mandava ver. Eu queria ser como ela. Hoje quando subo no palco quero ver ação”, lembra Shirley.

A lembrança que tem de Ruth Brown também é a melhor possível: “Ela me ensinou sobre Bessie Smith e Dinah Washington, pois ela fazia parte daquela dinastia. Era uma pessoa muito boa, passou mais de uma hora falando sobre música e show business e eu nunca esqueci isso”.

O DNA artístico se manifestou cedo na vida de king e mesmo muito nova ela já sabia que queria ser entertainer, pois sempre cantava, dançava para os primos e fazia-os rir. Ironicamente, nunca pensou em ser cantora, achava que um dia seria uma dançaria ou atriz.

Sua primeira forma de expressão foi como “dançarina exótica” com a anuência de seu pai, desde que seguisse dois conselhos: Nunca se envolver com drogas e prostituição.      

Seus shows refletem toda essa energia, certa vez ela estava se apresentando no Days Inn, em Chicago, e sua voz rompia todas as barreiras até chegar à rua, chamando a atenção das pessoas que estavam passando. O detalhe curioso dessa história é que ela cantava sem o auxilio do microfone, somente ao piano.

A mais notável característica sobre a voz de King é que ela pode cantar em camadas. Ela sabe mudar de timbre com facilidade. “Minha voz está entre Etta James e Tina Turner”.

Seu repertório inclui temas de Etta James, Proud Mary, Hoochie Coochie Woman, e canções de seu pai como Every Day I Have the Blues e Rock Me Baby e Let the Good Times Roll, mas ela tenta ficar longe das músicas de B.B. para evitar comparações.

Atuou com os maiores do gênero, entre eles B.B. King, Albert King, Bobby Bland, Little Miton, Koko Taylor, Lonnie Brooks, Eddie Clearwater e Billy Branch.

Shirley admite que ter um pai ilustre ajudou em sua carreira. “Ser filha de B.B. King tem a vantagem de ser vista com mais respeito, e o público também recepciona com mais carinho e admiração. Mas eu sempre tive de lutar pelo que eu quero. Saio todas as noites, se não estou cantando, estou em algum lugar tentando ganhar a aprovação dos meus fãs”.

Além de Etta James e Ruth Brown, outra grande influência foi Mahalia Jackson. Koko Taylor também é considerada por King como um divisor de águas em sua carreira. “Ela passou muito tempo comigo. Ela me dizia que esse meio é muito duro com as mulheres, os homens não respeitam. As cantoras são sempre usadas para show de abertura, é difícil ser a estrela principal”.

Serviços The Orleans:
Shirley King
Data: 02 de setembro
Quanto: R$ 50,00
Rua Girassol, 398 - Vila Madalena
São Paulo - SP - (11) 3031.1780
info@theorleans.com.br
www.theorleans.com.br
Horário de funcionamento:
De seg a sábado, a partir das 18:00
Shows: 23:00hs
Valet Parking: R$ 15,00
Ar condicionado
Bar e Restaurante
Acesso para deficientes físicos
Lugares: 250

Cartões de Crédito: Diners, Amex, Visa, Mastercard
Cartões de Débito: Visa, Maestro, Redeshop




Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário