Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"De Dentro e De Fora" destaca intervenções urbanas em SP


A exposição De Dentro e De Fora, com realização no MASP de 17/8 a 23/12, traz oito artistas estrangeiros para residência e criação de obras e intervenções artísticas de site specific. Pinturas, murais, esculturas, instalações, colagens, objetos, fotografias, mapas, impressos, vídeos e animações serão as principais mídias utilizadas. O trabalho é colaborativo e a obra de cada artista estará em diálogo direto com as dos outros, em uma produção interdependente de trabalhos dentro do mesmo espaço expositivo.

Em um contexto de renovação da arte e das ideias sobre arte que a exposição DE DENTRO E DE FORA / INSIDE OUT OUTSIDE IN apresenta-se como mais uma incursão do MASP no terreno da arte urbana –  convidada para vir outra vez ao museu. A experiência de 2009/2010 superou todas as expectativas. O público do museu se renovou, os mais jovens se aproximaram e os outros também vieram. Alguns se surpreenderam, outros confirmaram suas preferências, todos gostaram. O fato é que todo museu deve abrir-se para as diferentes sensibilidades de seu tempo, não apenas para as já confirmadas.

Não se trata de disputar um espaço de exposição com a cidade mas de criar as condições para que se renovem os modos de pensar e perceber  arte neste século XXI. Aquilo que antes girava apenas na esfera dos iniciados agora se coloca ao alcance de novos públicos. E o que era quase invisível, embora se escancarasse nos muros da cidade, com iniciativas como esta apresenta-se sob o foco de um potente holofote. Algo se perde no processo, como sempre: no caso, uma certa (e em parte já superada)  clandestinidade. Mas,  muita outra coisa se ganha.

A exposição anterior foi com artistas brasileiros. Esta será com artistas que virão dos EUA, da França, da República Tcheca e da Argentina. O que se espera que seja o mesmo é o sentimento de redescoberta da diversidade.

O projeto de DE DENTRO E DE FORA pelos curadores

O que é a exposição
DE DENTRO E DE FORA traz oito artistas estrangeiros para residência de um mês (em média). Cada artista vai criar obras de site specific, ou seja, diretamente nas paredes de madeira que serão construídas no Hall Cívico e Mezanino (subsolo do museu). Além das paredes, os artistas farão intervenções artísticas e obras de site specific na parte externa ao museu, no ambiente urbano.

Pinturas murais, esculturas, instalações, colagens, objetos, fotografias, mapas, impressos, vídeos e animações serão as principais mídias usadas pelos artistas. O trabalho é colaborativo e a obra de cada artista estará em diálogo direto com as dos outros. Não se trata de um festival ou uma mostra de trabalhos prontos, mas uma produção interdependente de trabalhos dentro do mesmo espaço expositivo.

Os artistas



 JR. | França
Swoon | Estados Unidos
Space Invader | França
Remed | França
Point | República Checa
Defi | Argentina
Chu | Argentina
TEC | Argentina

Conceito
A idéia central DE DENTRO E DE FORA é provocar no público a experiência de não saber onde está a arte. Ela pode estar em toda a parte, embaixo da escada, atrás do quadro ou dentro do buraco. Pode estar na sala de casa ou no meio da rua. Dentro ou fora do museu.

A exposição é uma experiência em si. Experimentamos o trabalho colaborativo, a participação do público em vários níveis, a instalação coletiva, o diálogo com a arquitetura de Lina Bo Bardi, o diálogo com a paisagem urbana e a paisagem humana da cidade, experimentamos a conversa da arte com a vida paulistana.

A exposição propõe uma parceria com o público, que é convidado a passear dentro da obra feita de linguagens individuais que se contrapõe e formam uma obra-arquitetura única e penetrável. Obra que continua mesmo do lado de fora do museu, na rua, se mesclando à cidade e toda a vida que acontece nela. O público acaba por sair do museu sem sair por inteiro da obra.

Os artistas
Programa educativo
O programa educativo se pretende abrangente, trazendo para o diálogo especialistas, leigos, professores, representantes do poder público, estudantes e um público bastante amplo no seu espectro social.

Principais ações já programadas:

1. Seminário “A arte, o museu e a cidade” sobre arte pública, arte urbana, economia criativa e o futuro da cidade, com convidados das esferas artística, urbanística e da política pública. Dia 19 de Setembro de 2011 no grande auditório do Masp.

2. Curso sobre Arte Urbana, história e contemporaneidade. Em parceria com a Escola do Masp, administrado pela equipe de curatorial em 12 aulas, de Setembro a Dezembro de 2011.

3. Festival de Vídeos da Cultura Urbana realizados no pequeno auditório do Masp, um dia por mês (5 versões), durante a exposição. A programação se foca em vídeos e filmes que se debrucem sobre a temática da arte urbana, cultura pop e outros assuntos correlatos. O Festival traça um panorama da produção áudio visual de uma geração, desde seus filmes mais midiáticos até os vídeos que são veiculados exclusivamente pela internet

4. Mesas redondas em torno do Festival de Vídeos da Cultura Urbana com muitos convidados da esfera artístico –cultural em torno de assuntos da cultura pop e urbana, como graffiti, arte urbana, skate, tatuagem entre outros.

5. Várias ações estão sendo planejadas em parceria com a Biblioteca do Masp ebm como com o educativo do Museu. Seleção especial de livros com a temática da exposição, visitas guiadas, encontros do público com a curadoria e com os artistas entre outras ações.

6. À partir de Setembro, a artista Swoon retorna a São Paulo com equipe para fazer a segunda etapa da sua participação, mostrando uma série de esculturas-quiosques educativos, onde mostrará o resultado das parcerias iniciadas em maio (quando da sua primeira estada em São Paulo) com diversas ONGs parceiras dos seu projeto.

7. Website participativo que explora muitas tecnologias de ponta e as redes sociais. O visitante poderá participar mesmo à distância, opinar e se comunicar com outros visitantes através do site e das páginas associadas à exposição que dispomos nas principais redes sociais.

Serviço:

Onde: Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Av. Paulista, 1548 - São Paulo/SP
Quando: De 17/8 a 23/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário