Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

"Os Gigantes da Era do Gelo" no Shopping Anália Franco

A exposição reúne 11 réplicas com até 4 metros de altura. Produzida na República Tcheca, estará aberta à visitação entre 10 de agosto a 11 de setembro, com entrada gratuita.


Foto: Divulgação


O acervo, exibido pela primeira vez em 2009 na República Tcheca, já passou por países da Europa e América do Sul e, após o Shopping Anália Franco, vai percorrer o Brasil em mais sete shoppings da Multiplan. Mais uma vez, o grupo traz para os seus shoppings uma exposição de grande impacto, a exemplo das mostras Corpos (2010), Titanic (2011) e Dinossauros da Patagônia (2011).

Entre os animais de Os Gigantes da Era do Gelo  estão o mamute, o rinoceronte, o roedor gigante, o tigre dentes-de-sabre, entre outros, todos já extintos. O público poderá conhecer as distintas espécies, seus habitats e características. A exposição terá 400 metros quadrados na Praça de Eventos, no Piso Orquídea do Shopping Anália Franco.

Os Gigantes da Era do Gelo é uma exposição que demandou mais de dois anos de trabalho de uma equipe de paleontólogos da PaleoWorks, liderados por Radek Labuta e Zdenek Triskala, que desenharam os animais em réplicas em três dimensões, baseados em métodos científicos de reconstrução em paleontologia. Os animais são feitos em resina, poliuretanos, couro e fibras naturais, que reproduzem detalhes reais de cada animal. Os criadores inclusive viajaram para a Sibéria para ver os restos mortais de mamutes lá encontrados em melhores condições de conservação, para garantir a fidelidade das réplicas.

“Esses gigantes existiram há 5.000 anos A.C. e foram construídos baseados em um projeto artístico que tem como objetivo mostrar aos visitantes os animais que um dia habitaram a Terra mas não convivemos com eles”, ressalta Monica Kudrnac, representante da MK Group, empresa que traz a mostra para o Brasil. Como explica o paleontólogo Radek Labuta, “a exposição utilizou os registros de fósseis e ossos encontrados, pelos quais pudemos calcular massa corporal, avaliando a musculatura, a gordura e a pele. Usamos tecidos, linho e fibras de pele nas reconstruções”, diz.

Para a gerente de marketing do Shopping Anália Franco, Fabíola Soares, o acervo é de grande valor para o público brasileiro. “É muito importante para o Shopping Anália Franco poder receber essa exposição de grande representatividade científica e contribuir para a cultura de crianças, jovens e adultos”, afirma.

As atrações que mais devem chamar a atenção dos visitantes são o Mammuthus primigenius, o mamute, cujas presas arrebitadas medem 4 metros de comprimento; e o Glyptodon (gliptodonte), que tem o corpo coberto por um mosaico de milhares de ossos soldados, que apareceu há 400 milhões de anos e foi extinto há 10.000 anos. Outro animal curioso é o Dinornis Giganteus (o Moa), a maior ave voadora que apareceu apenas na Nova Zelândia, e que tinha ovos que mediam 24 cm de comprimento e 18 cm de diâmetro, o equivalente a 80 ovos de galinha juntos.

Em 21 de setembro, a exposição, organizada pela empresa argentina MK Group, chega ao BarraShopping (Rio de Janeiro) e em 2012 passará pelos seguintes empreendimentos da Multiplan: ParkShopping (Brasília), RibeirãoShopping (Ribeirão Preto), MorumbiShopping (São Paulo), BH Shoppping (Belo Horizonte), BarraShopping Sul (Porto Alegre) e ParkShopping Barigui (Curitiba), encerrando o tour brasileiro no mês de julho.

FICHA TÉCNICA DOS ANIMAIS:

MAMUTEMammuthus primigenius
Seu habitat geográfico: Europa, Ásia e América do Norte
Quando viveu: Do meio até o fim do pleistoceno (700.000 até 10.000 anos atrás)
Descrição: Os mamutes foram animais poderosos com patas relativamente curtas. Sua cabeça é maior e mais alta que a do elefante. As presas grandes de quatro metros de comprimento dobradas para cima eram usadas como rastelo para abrir caminho na neve. Para se proteger de um clima tão difícil, os mamutes tinham uma pelagem longa de cor preta e parda, chegando até o vermelho. Alimentavam-se com vegetação herbosa das estepes árticas. Seus ossos e presas são muito procurados hoje em dia para conservação por conta da proibição internacional do tráfico de marfim.

RINOCERONTE-LANUDO - Coelodonta antiquatis
Seu habitat geográfico: Europa e Ásia
Quando viveu: 700.000 até 10.000 anos atrás
Descrição: O rinoceronte-lanudo se adaptou muito bem às condições extremas. Tinha uma pelagem parda e vermelha, que lhe protegia do frio. Seus dentes com coroas aguçadas e altas facilitavam que o rinoceronte consumisse alimentos mais resistentes - como gramíneas e musgos da estepe e tundra. Ele tinha no crânio dois chifres dianteiros de queratina, que serviam para a defesa, para seduzir sua fêmea e também para cavar a neve em busca de alimento.

RINOCERONTE-DE-CHIFRE-GRANDE - Elasmotherium sibiricum
Seu habitat geográfico: Europa, Rússia sul-oriental e China
Quando viveu: Os primeiros espécimes do Elasmotherium apareceram provavelmente há 2 milhões de anos, no fim do plioceno.
Descrição: Trata-se de um poderoso representante do grupo dos rinocerontes. Sem ter problemas por seu tamanho (o rinoceronte-de-chifre-grande pesa como um elefante de hoje), seu corpo se movia bem. No crânio tinha um chifre grande de queratina cuja base cobria quase toda a cara do animal. O comprimento de seu chifre é estimado em mais de 2 metros.

ALCE-GIGANTE - Megaloceros giganteus
Seu habitat geográfico: As estepes da Europa e da Ásia (da Irlanda até o Baikal)
Quando viveu: 400.000 até 8.000 anos atrás
Descrição: Um grande cervídeo, típico por sua poderosa galhada em forma de pá. Seus chifres mediam até 3,6 m e chegavam a pesar até 40 quilos. Sua dimensão era parecida à do alce, mas a forma de seu corpo se parece mais com a do cervo e do gamo. Os alces-gigantes viviam em locais abertos, que se expandiam em geral nas épocas glaciais. Os chifres largos requerem uma grande quantidade de minerais, principalmente de fosfato de cálcio. Graças à sua poderosa galhada, o alce-gigante só podia viver nas estepes, porque o terreno de selva representava para ele um grande perigo e uma zona intransitável.

AUROQUE (URO) - Bos primigenius
Seu habitat geográfico: Originalmente da Ásia, depois Europa e África do Norte
Quando viveu: Na Europa aparece pela primeira vez há uns 25 mil anos.
Descrição: O auroque tinha uma pelagem negra e parda com uma lista clara no centro e cabeça clara. Seus finos e longos chifres dobrados para cima eram característicos, maiores que os dos touros e das vacas. Era um animal sociável, que se movimentava em grupos familiares encabeçados por um macho e um grupo de fêmeas mais velhas. O auroque pode ser classificado como um animal de bosque. Seus alimentos eram gramíneas, plantas, frutos e folhas caídas.

URSO-DAS-CAVERNASUrsus spelaeus
Seu habitat geográfico: Europa e parte da Rússia
Quando viveu: 100.000 até 10.000 anos atrás
Descrição: Um dos atributos mais espetaculares do urso-das-cavernas é seu crânio bem largo e arqueado, com uma grande testa. Esse animal teve formas carnívoras e também herbívoras. Os longos períodos de hibernação e pouco movimento proporcionavam a manifestação de vários fenômenos patológicos, por exemplo, nos ossos. Também costumava acontecer desses ursos morrerem hibernando durante ataques de lobos e hienas cavernárias.

TIGRE-DENTES-DE-SABRE - Smilodon populator
Seu habitat geográfico: Américas
Quando viveu: Os primeiros representantes do gênero Smilodon apareceram há 2,5 milhões de anos e os últimos se extinguiram no final no pleistoceno, há 11 mil anos.
Descrição: Smilodon representa um extinto grupo, o Machairodontinae, que foi extremamente especial. Às vezes e sem razão, o Smilodon é denominado tigre com dentes em “forma de sabre”, mas não teve nada em comum com os tigres. Esta “forma de sabre” é um excessivo prolongamento e achatamento de seus dentes caninos, que às vezes possuem uma limadura suave para que ele se alimentasse de estepes. O alimento principal deste animal era em sua maioria formado por pequenos ungulados, mas o Smilodon, é claro, não desprezava nem mesmo as carniças.

CASTOR-GIGANTE - Castoroides ohioensis
Seu habitat geográfico: América do Norte
Quando viveu: há 2,5 milhões de anos, e se extinguiu há 10.000 anos
Descrição: é o maior roedor conhecido dos últimos 2 milhões de anos. Os castoroides e também o gigante castor de Eurásia – Trogontherium - que era um terço menor, são considerados animais interessantes, parecidos com os castores contemporâneos, mas que estavam intimamente relacionados com eles. A reconstrução do rabo deixa dúvidas sobre sua forma real. Provavelmente, o rabo não teve a forma esmagada de uma pá escamosa, como encontramos nos castores de hoje. Supõe-se que era de corte anular, moderadamente achatado dos lados.

MAPINGUARIÇU (Megatério) - Megatherium americanum
Seu habitat geográfico: América do Sul - Gêneros semelhantes encontrados na América central e na América do Norte.
Descrição: Os megatérios eram mamíferos desdentados de tamanho variado. Os exemplares maiores chegavam a ter dimensões semelhantes às dos elefantes. Eles se levantavam sobre seus membros inferiores apoiando-se com o rabo, enquanto com os relativamente longos membros superiores podiam se aproximar dos ramos. Uma língua comprida e móvel facilitava desfolhá-los, assim como fazem as preguiças de hoje.

GLIPTODONTE - Glyptodon
Seu habitat geográfico: Américas
Quando viveu: Surgiram há 400 milhões de anos e foram extintos há 10.000 anos.
Descrição: Os gliptodontes levavam, à semelhança de seus aliados tatus-galinha, uma vida modesta com uma tolerância bem grande ao consumo de alimentos. Seus membros estavam armados - como no caso das preguiças – com unhas grandes. Seu corpo era coberto por um mosaico de milhares de placas ósseas soldadas (1 a 7 cm de espessura) as quais, além do tronco do animal, protegiam também a moleira da cabeça em forma de casco. Em algumas espécies, a cauda se transformou em um tubo ósseo coberto de espinhos e na extremidade podia ter uma espécie de clava.

MOA - Dinornis giganteus
Seu habitat geográfico: Nova Zelândia
Quando viveu: 2 milhões de anos até o século 17 (várias espécies)
Descrição: o maior pássaro não voador da história aparece com algumas espécies somente na Nova Zelândia. Sua cabeça com um bico curvo era pequena em comparação com o resto do corpo. Seu pescoço media de 1,5 a 2 metros, metade de sua altura total. O corpo não apresentava sinais de existência de asas. Os pássaros Moa em geral pastavam, mas foram capazes de se alimentar com folhas e gálbulas. Segundo os estudos de DNA, os exemplares maiores eram as fêmeas, 1,5 metros mais altas e 2,8 vezes mais pesadas que os machos. A Moa é um exemplo típico de gigantismo.

PROGRAMAÇÃO
Shopping Anália Franco: 10 de agosto a 11 de setembro
Barra Shopping (Rio de Janeiro): 21 de setembro a 23 de outubro
ParkShopping (Brasília): 10 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012
Ribeirão Shopping (Ribeirão Preto):  15 de fevereiro a 11 de março de 2012
Morumbi Shopping: 21 de março a 15 de abril de 2012
BH Shopping (Belo Horizonte): 25 de abril a 20 de maio de 2012
Barra Shopping Sul (Porto Alegre): 30 de maio a 24 de junho 2012
ParkShopping Barigui (Curitiba): 4 de julho a 29 de julho de 2012

SERVIÇO:
Local: Shopping Anália Franco - Piso Orquídea - Praça de Eventos
Endereço: Avenida Regente Feijó, 1.739, Tatuapé, São Paulo
Período: de 10 de agosto a 11 de setembro
Preço: Gratuito
Horário: Diariamente, das 10h às 22h

Fonte: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário