Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

4ª Edição do ®NOVA Cultura Contemporânea traz cinema, arte e música para SP

Conteúdos inéditos de artistas de vários lugares do mundo serão apresentados na Cinemateca Brasileira em festival que mistura arte, música e cinema.

Realizado pela ROJO®, Art Unlimited e BossaNovaFilms, o ®NOVA Cultura Contemporânea apresenta um novo formato de exibições de filmes, intitulado por seu curador, David Quiles Guilló, de instalações cinematográficas.

A 4ª edição do ®NOVA Cultura Contemporânea continua baseada em seus três pilares de origem: um festival de arte contemporânea multidimensional, colaborativo e em progresso. A novidade é que desta vez, o evento focará na narração de histórias, com o objetivo de proporcionar ao público uma vivência total nos espaços da Cinemateca Brasileira, abrangendo cores, luzes, projeções, música, cenários e cinema. A realização do festival, que acontece na Cinemateca Brasileira é da ROJO®, Art Unlimited e BossaNovaFilms e conta pela segunda vez consecutiva com o patrocínio da vodka ABSOLUT.

“A ideia é descontextualizar o cinema e reinventar o jeito de contar histórias, gerando uma experiência ampla de entretenimento para todos, pois vamos propor uma maneira diferente na exibição dos conteúdos audiovisuais”, comenta o curador e idealizador do festival, David Quiles Guilló.

Durante seis sábados, de 24 de setembro a 29 de outubro, das 18h às 21h, o ®NOVA apresentará sessões únicas e gratuitas de instalações cinematográficas: tratam-se de filmes que serão projetados em telas espalhadas pelo foyer da Cinemateca. "A BossaNovaFilms se interessa em estar conectada nas várias possibilidades e buscas de formatos e linguagens cinematográficos.

Uma nova experiência de entretenimento está sendo engendrada nesta 4ª edição do ®NOVA e acreditamos que será inspirador para todos, pois a fronteira entre quem participa e quem assiste é muito tênue - em alguns momentos inexistente", diz Paula Trabulsi, sócia da BossaNovaFilms - a cineasta também assina, junto com David Quilles Guilo, a instalação ASTROprólogo.

Cada sábado será dividido em três partes: exibição de cinema contemporâneo, espaço ABSOLUT BLANK e instalações cinematográficas. Haverá também a festa BYOB SP, patrocinada pela vodka ABSOLUT, uma noite de vídeoarte onde artistas convidados - pelas redes sociais - trarão seus próprios projetores e mostrarão suas criações.

“Estamos muito felizes em renovar nossa parceria com o ®NOVA. Mais uma vez nos unimos em prol de um mesmo ideal de incentivar a arte e a criatividade. Somos uma marca que é considerada fonte de inspiração desde 1985, quando Andy Warhol fez a sua colaboração.

Esse festival também é uma ótima oportunidade para reforçar os conceitos de nossa nova campanha BLANK, que foca justamente no fato de que todo o processo criativo começa em uma folha de papel em branco e que todos, mesmo não sendo artistas profissionais, têm potencial para criar”, afirma Rafael Souza, gerente de bebidas premium da Pernod Ricard Brasil.

Instalações Cinematográficas - Artistas do mundo todo criaram cinco filmes de 30 a 45 minutos de duração, com a finalidade de contar uma história. Cada um desses conteúdos audiovisuais serão apresentados ao público em telas espalhadas pelo foyer da Cinemateca. O público poderá apreciar de pé essas instalações cinematográficas, passeando por elas. Durante esse momento, instalações e trilhas sonoras colaborativas de outros artistas tomam conta dos espaços ao redor somando-se às várias telas em diversas combinações, ampliando os limites de percepção.

A experiência ainda não terminou. Durante a projeção de cada instalação cinematográfica, os artistas que participam do festival filmarão ao vivo uma segunda parte da história. O público será convidado a participar dessa segunda parte, podendo ou não aparecer no filme na versão final. O resultado final será veiculado posteriormente no site do festival www.rojo-nova.com.

As instalações cinematográficas apresentadas no ®NOVA são: Stethoscope (Argentina & Japão), Passion (Rússia), Shima (Brasil, Alemanha & Espanha), Collapse of PAL (Países Baixos) e ASTROprólogo (Brasil & Espanha).

Espaço ABSOLUT BLANK – O ABSOLUT BLANK é uma área oferecida pela vodka ABSOLUT dentro da programação do ®NOVA. Nesse espaço, a cada semana, um artista criará, ao vivo, junto com o público, uma obra de arte, totalizando seis novos trabalhos no final do evento.

“Queremos por meio do ABSOLUT BLANK incentivar a colaboração entre as pessoas, promovendo o acesso de todos às artes e à criatividade”, afirma Rafael. O espaço ABSOLUT BLANK ainda será um ponto de encontro e descontração, onde o público poderá relaxar saboreando drinks nos intervalos entre as sessões.

Sessão de cinema contemporâneo – Em cada sábado do festival também serão exibidas sessões monográficas de talentosos artistas/diretores de vanguarda que inovam na linguagem cinematográfica e são reconhecidos mundialmente, premiados nos mais importantes festivais de cinema. As projeções variam desde trabalhos exibidos em salas de cinema aos exibidos em museus de arte contemporânea. Em cada sessão, de aproximadamente uma hora, serão apresentadas imagens que possuem pontos em comum com aspectos visuais e temáticos de cada instalação cinematográfica.

“Esperamos que esses ‘screenings’ funcionem como um aperitivo para a inovadora experiência cinematográfica que ocorrerá depois, enfatizando ao espectador o contraponto de uma sessão tradicional de cinema - ainda que com conteúdo não convencional - com a vivência do formato inovador da instalação cinematográfica”, comenta o curador.

Os artistas que participam dessas sessões de filmes de vanguarda são: “Semiconductor” (Inglaterra), formado pelos artistas Ruth Jarman e Joseph Gerhard, David O´Reilly (Irlanda), Yoshi Sodeoka (Japão) e Alberto Cabrera Bernal (Espanha).

As sessões de cinema contemporâneo serão exibidas no início da noite, depois há um intervalo no espaço ABSOLUT BLANK e, em seguida, serão realizadas as instalações cinematográficas.

Bring your own beamer (BYOB) – Patrocinada pela vodka ABSOLUT, no último sábado do festival, dia 29 de outubro, acontece a BYOB São Paulo, uma noite de vídeo arte onde artistas locais e internacionais trarão seus próprios projetores e mostrarão suas criações. Um acrônimo para “Bring your own beamer“ (BYOB), que já ocorreu em várias cidades da Europa e dos EUA, envolvendo artistas de uma extensa “comunidade de arte da internet”.

Programação NOVA®

Sábado_ 24 de setembro, 2011
Sessão de cinema contemporâneo das 18h30 às 19h30, na sala de cinema principal (sala BNDES)
artista: “Semiconductor” (Inglaterra), formado pelos artistas Ruth Jarman e Joseph Gerhard
Intervalo/ ABSOLUT Blank Space
artista: Ros Dolan
Instalação cinematográfica ao vivo
STETHOSCOPE
das 20h às 21h no salão principal (Foyer BNDES)

sinopse: Um cientista japonês viaja o mundo em busca do sinal vital das coisas a seu redor. Durante suas explorações, quando toda a esperança já foi perdida, ele encontra um padrão extraordinário em seus registros investigativos, que muda completamente sua perspectiva da vida e dos objetos que o rodeiam.
diretores: Lolo (Argentina) & Sosaku Miyazaki (Japão)
artistas colaboradores: Objeto Amarelo - Trilha sonora ao vivo / Sebastien Preschoux (França) - Instalação cenográfica

Sábado_ 01 de outubro, 2011
Sessão de cinema contemporâneo
das 18h30 às 19h30, na sala de cinema principal (sala BNDES)
artista: David O´Reilly (Irlanda)
Intervalo/ ABSOLUT Blank Space
artista: Mulheres Barbadas
Instalação cinematográfica ao vivo
SHIMA
das 20h às 21h no salão principal (Foyer BNDES)

sinopse: Shima é a história da abertura de percepção da mente fechada de um homem preso na burocracia, para o mundo que o cerca. Shima é um ordinário funcionário de escritório, que vive seu dia a dia seguindo um roteiro fixo, sem nunca mudar sua rotina. Sua vida começa a se transformar quando as coisas começam a dar errado. Ele é tão introspectivo, que se perde em si mesmo no labirinto de sua própria mente e, quando tardiamente se dá conta disso, já não sabe como sair deste emaranhado. Fantasia se mistura com a realidade e ele tem que descobrir como sair da situação em que se encontra.

“SHIMA – O Filme” é baseado na obra do artista visual Shima, produzido pela ROJO® e dirigido por Isaac Niemand, com trilha sonora de BasaVizi, e roteiro de David Quilles Guilló.
diretores: Shima (Brazil) & Isaac Niemand (Espanha)
artistas colaboradores: Basavizi (Brasil) - Trilha sonora ao vivo / Tofer Chin (EUA) - instalação cenográfica / Mulheres Barbadas - aparição especial


Sábado_ 08 de outubro, 2011
Sessão de cinema contemporâneo
das 18h30 às 19h30, na sala de cinema principal (sala BNDES)
artista: Yoshi Sodeoka (Japão)
Intervalo/ ABSOLUT Blank Space
artista: Jayelle Hudson
Instalação cinematográfica ao vivo
PASSION
das 20h às 21h no salão principal (Foyer BNDES)

sinopse: Quando amamos algo e tentamos alcançar o ser amado, há sempre a chance de destruirmos tudo pelo excesso de pressão. A pressão da busca do entendimento. “Passion” é a história de um homem que encontrou a abstração e se apaixona por ela. Sua mente tenta colocar tudo numa perspectiva abstrata iniciando uma profunda pesquisa que busca a resposta para a seguinte questão: porque abstração é tão importante? Infelizmente suas experiências geram a criação de um vácuo energético que revela a obscuridade de uma linguagem abstrata que pode destruir o mundo.

diretor: Protey Temen (Rússia)
artistas colaboradores: Akin (Brasil) - Trilha sonora ao vivo e Max Hattler (Alemanha) - instalação cenográfica.

Sábado_ 15 de outubro, 2011
Sessão de cinema contemporâneo
das 18h30 às 19h30, na sala de cinema principal (sala BNDES)
artista: Alberto Cabrera Bernal (Espanha)
Intervalo/ ABSOLUT Blank Space
artista: Gustavo Gagliardo/DEFI
Instalação cinematográfica ao vivo
COLLAPSE OF PAL
das 20h às 21h no salão principal (Foyer BNDES)

sinopse: “Collapse of PAL” conta a história do sistema PAL e de seu término. Sua sentença de morte, embora executada em silêncio, foi um ato brutal e violento que deixou PAL esquecido e obsoleto. Ainda que se possa afirmar que PAL está morto, ele ainda existe como um traço deixado diante das novas e “melhores” tecnologias digitais. PAL ainda pode ser visto como um formato histórico sobre o qual as novas tecnologias se basearam, herdaram ou se apropriaram. Além disso, o novo sistema DVB que foi escolhido no lugar do PAL é diferente, porém ao mesmo tempo inerentemente fracassado.

diretora: Rosa Menkman (Holanda)
artistas colaboradores: B.Fleischmann(Áustria) - trilha sonora ao vivo, Optical Machines (Holanda) - instalação cenográfica e Gustavo Gagliardo/DEFI - instalação cenográfica

Sábado_ 22 de outubro, 2011
ASTROprólogo
das 18h30 às 21h no salão principal (Foyer BNDES)

sinopse: A instalação cinematográfica ASTROprólogo apresenta de forma sensorial e poética os personagens e os territórios de atuação do longa ASTROtheMOVIE (lançamento previsto para inicio de 2012). Um corpo celeste cai no Rio de Janeiro. Uma estrela dormente, vinda do frio, que começa uma viagem intimista para despertar e encontrar sua posição num céu totalmente desconhecido. Uma história positiva e vibrante de autoarrebatamento construída na fronteira entre a inconsciência e a realidade.

diretores: Paula Trabulsi (Brasil) e David Quiles Guilló (Espanha)
artistas colaboradores: Clemens Berh (Alemanha) - instalação cenográfica, Mark Jenkins (EUA) - instalação cenográfica e Karl Kliem (Alemanha) – Instalação colaborativa no Blank Space.
ABSOLUT Blank Space
Artista: Base-V

Sábado, 29 de outubro, 2011
BYOB São Paulo
das 18h30 às 22h30 no salão principal (Foyer BNDES) & Blank Space

sinopse: Um acrônimo for “Bring your own beamer “BYOB já ocorreu em várias cidades da Europa e dos EUA, envolvendo artistas de uma extensa e dispersa “comunidade de arte da internet”. Na BYOB São Paulo ROJO® fará uma convocatória para artistas locais participarem. David Quiles Guilló (fundador da evento ®NOVA e da revista ROJO®) e Rafael Rozendaal (fundador dos BYOB e um dos principais artistas da geração internet) vão curar e selecionar os melhores artistas de vídeo e internet locais para gerar uma noite completa de entretenimento de instalações audiovisuais.

curadores: David Quiles Guilló (Espanha) e Rafael Rozendaal (Holanda)
artistas convidados: Rafael Rozendaal, Jimmy Joe Roche, Max Hattler, Cristopher Cichocki, Sabrina Ratté, Jan Goldfuss, Alex McLeod, Carolina Melis, Emilio Gomariz, Jeffers Egan, Renato Atuati, Sophie Gateau, Abstract Birds, Sara Ludy, Momo, Clemens Behr, Sergei Sviatchenko, Cinthia Mendonça, Mark Jenkins, André Damião Bandeira, Samantha Marie, Rob Fracisco. Live mix of all video’s audio: Ros Dolan e Renato Baractho.
Convocatória aberta ao público das redes sociais.

Sobre a ROJO®
Com a ideia inicial de oferecer um espaço para jovens artistas divulgarem seus trabalhos, mas sem as imposições conhecidas pelo mercado, David Quiles Guilló fundou a ROJO® em 2001, em Barcelona. Dez anos depois, a ROJO® é uma das organizações culturais mais ativas do panorama artístico mundial, com bases em São Paulo, Milão e Barcelona. (www.rojo-projects.com).

Sobre a Art Unlimited
A Art Unlimited atua desde 1995 no mundo cultural, sob o comando de Tania Mills e Pieter Tjabbes. Organizou grande exposições nacionais e internacionais, dentre as quais as premiadas “Vertigem!”, de OSGEMEOS (2009); “Kurt Schwitters – O artista Merz” (2007); “Henry Moore – Uma retrospectiva” (2005) e “O mundo mágico de Escher” (2011)

Sobre a BossaNovaFilms
Lançada em 2005, a BossaNovaFilms está hoje entre as maiores produtoras do Brasil, com expertise no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para todas as plataformas de mídia, nos mercados local e internacional. Atua em projetos de publicidade, entretenimento, branded content, digital, TV e cinema.

Sobre a Cinemateca
Com a missão de preservar e difundir o patrimônio audiovisual brasileiro, a Cinemateca Brasileira, além de reunir um enorme acervo de imagens em movimento e vasta documentação relativa a cinema, é um pólo de informações e de difusão da cultura cinematográfica em todas as suas manifestações. Nos últimos anos, suas principais ações estiveram relacionadas à realização de grandes iniciativas, que estruturam e ampliam o alcance de sua atuação. Destacam-se o Programa de Restauro de Filmes da Cinemateca Brasileira, a Programadora Brasil, os diversos projetos de restauração de obras cinematográficas (como as de Joaquim Pedro de Andrade,Leon Hirszman, Glauber Rocha e Mário Peixoto), projetos de formação de público (Cine-Educação, Cine Maior Idade, Curta Cinemateca e Uma História do Cinema na Cinemateca Brasileira) e mostras audiovisuais inteiramente elaboradas pela Cinemateca, como a Jornada Brasileira de Cinema Silencioso, ou fortemente estruturadas na instituição, como a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Mais informações em www.cinemateca.gov.br .

Sobre ABSOLUT 
ABSOLUT é uma vodka premium número 1 do mundo e uma marca-ícone cuja influência vai além do universo de vinhos e destilados. Teve origem em 1879 na cidade de Ahus, Suécia, pelo visionário Lars Olsson Smith, que trabalhava na busca pelo produto excepcional desde os catorze anos. Ele inventou o processo de destilação contínua, ainda hoje utilizado pela marca por seu caráter único, que garante a pureza e a qualidade à bebida. ABSOLUT possui como principal diferencial a fonte única de produção (desde seus ingredientes a seus fornecedores), o que garante controle de qualidade excelente no produto. Adquirida pela Pernod Ricard em 2008, a vodka possui em seu portfólio no Brasil as marcas ABSOLUT VODKA, PEARS, PEPPAR, CITRON, VANILIA, APEACH, MANGO, RUBY RED, BERRI AÇAÍ e ABSOLUT 100. Mais informações por meio do Facebook (ABSOLUT Vodka Brasil) ou Twitter (@ABSOLUTbr) da marca.

Serviço
NOVA - Cultura Contemporânea | abertura: 24 de setembro, às 18h, na Cinemateca Brasileira  
Durante seis sábados, de 24 de setembro a 29 de outubro de 2011, das 18h às 21h, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo).
Entrada Gratuita |Classificação etária: livre | Mais informações: www.rojo-nova.com

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário