Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA DA ÁRVORE | Conheça os parques de São Paulo

Foto: Wanderley Cerlestino/SPTuris
São Paulo é tão conhecida por seus arranha-céus que pouco se fala sobre o verde que também habita a cidade. São mais de 30 parques espalhados por sua área, dentre eles os grandes parques do Carmo, Ibirapuera, Villa-lobos, Anhanguera. A flora de SP apresenta exemplares desconhecidos muitas vezes pelos próprios paulistanos, como a diversidade da área preservada da Mata Atlântica na região Norte da Cidade, onde está a Serra da Cantareira. Diversas espécies de plantas e árvores que vivem na região são,  provavelmente, centenárias na Serra da Cantareira e mostram um formato típico das árvores da floresta primária, tronco reto e alto, repleto de plantas epífitas como bromélias e aráceas.

Foto: Ricardo Cradim
Mas não é só nas regiões afastadas do centro que o verde se destaca. Na região central da metrópole, encontramos o que pode ser considerado o testemunho mais bem preservado das Mata Atlântica virgem paulistana, há o jequitibá-branco (Cariniana estrelensis), assim como o o Velho jatobá (Hymenaea courbaril), que ficam no Parque Trianon, próximo a cerca da Alameda Casa Branca e apresenta mais de 30 metros de altura.

Sem esquecer da Figueira muito interessante perto do viveiro "Manequinho Lopes", no Parque do Ibirapuera. Da espécie Ficus microcarpa, de origem asiática, a árvore, que possui muita representação na cidade de São Paulo, foi aqui cultivada de formas que as suas raízes-escora, característica típica da espécie, criaram um colar de "outras" árvores em volta do tronco principal, ficando conhecida como a árvore de treze troncos.

Foto: Ricardo Cardim
Vale a pena, neste momento em que assuntos como sustentabilidade e ecologia ficam cada vez mais em evidência, familiarizar-se e valorizar as áreas verdes dentro da metrópole como parte a ser preservada e considerada para o desenvolvimento e preservação da própria cidade.





Veja abaixo a lista de parques de SP para visitação:


Centro

Parque da Luz: é o parque mais antigo da cidade, localizado ao lado da Estação da Luz e da Pinacoteca do Estado, no distrito do Bom Retiro. É muito conhecido por Jardim Luz, ja que sua área é relativamente menor que a dos parques atuais.

Parque da Aclimação (Foto: Caio Pimenta/SPTuris)
Parque da Aclimação: localizado no distrito da Liberdade, é um dos parques mais famosos da cidade, contando com uma intensa área verde, um lago, e áreas de entretenimento. O parque é muito freqüentado por pessoas de várias partes da cidade.

Parque Buenos Aires: é um parque localizado no bairro de Higienópolis, no distrito da Consolação.

Zona Norte

Horto Florestal de São Paulo: é um parque localizado no distrito de Tremembé, situado aos pés da Serra da Cantareira, dentro do Parque da Cantareira. Nele, está situada a casa de veraneio do Governador do Estado de São Paulo, José Serra.

Parque Anhangüera: é um parque municipal situado no extremo noroeste da capital, no distrito de Perus. Possui uma área de aproximadamente nove milhões de metros quadrados de mata atlântica, sendo assim, um dos grandes parques de São Paulo.

Parque da Cantareira: é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira, a maior floresta urbana nativa do mundo, localizado na zona norte da cidade.

Parque Cidade de Toronto: Situado perto da Marginal Tietê, entre as pontes do Piqueri e da Anhanguera (perto também da saída para a Rodovia dos Bandeirantes), A maior área do parque é coberta por um grande lago, que é povoado por animais, como peixes, garças e patos

Parque da Juventude: parque criado no local onde estava implantado o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, localizado nos bairros do Carandiru e Santana, zona norte da cidade.

Parque Estadual do Jaraguá: é um parque criado em torno no ponto mais alto de São Paulo, o Pico do Jaraguá, que também se localiza na Serra da Cantareira. Do alto do Jaraguá, pode-se ter uma ampla visão de boa parte da cidade e do lado oeste da região metropolitana de São Paulo.

Parque Lions Club Tucuruvi: é um parque situado no distrito de Tucuruvi.

Parque São Domingos: é um parque localizado no distrito de São Domingos, zona norte da cidade.

Parque Jardim Felicidade: é um parque localizado no distrito de Pirituba.

Parque Rodrigo de Gásperi: é um parque localizado no distrito de Pirituba.

Parque Vila dos Remédios: é um parque situado nas imediações do distrito de Jaguara, próximo do encontro dos rios Tietê e Pinheiros.

Parque Vila Guilherme: é um parque pertencente ao distrito de Vila Guilherme.

Zona Sul

Parque do Ibirapuera: é o mais importante e famoso parque urbano de São Paulo, inaugurado em 21 de agosto de 1954, para a comemoração do quarto centenário da cidade. Localizado no distrito de Moema, nele são realizados grandes e importantes eventos. Possui um rico conjunto arquitetônico, como o Obelisco de São Paulo, a Oca, Pavilhão Cicillo Matarazzo, Pavilhão Manuel da Nóbrega, Pavilhão Eng. Armando de Arruda Pereira, Palácio da Agricultura, Grande Marquise, onde está localizado o Museu de Arte Moderna de São Paulo, Ginásio do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras, Viveiro Manequinho Lopes, o Planetário do Ibirapuera, Escola Municipal de Astrofísica, o renomado Auditório Ibirapuera e o Monumento a Pedro Álvares Cabral. De todo esse conjunto, diversas obras são do renomado arquiteto Oscar Niemeyer. O parque conta com ciclovias e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural do parque.

Parque da Independência: é um parque inaugurado em 1988, no distrito do Ipiranga. Faz parte do patrimônio histórico nacional. Abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, jardins e a Casa do Grito. O parque Independência tem 184.830 m² de área total, desta: 51.960 m² de pisos impermeáveis, 124.500 m² de vegetação: bosque (32.200 m²); Gramado (67.900 m²); Área gramada (24.400 m²); 4.500 m² de fonte e córrego e 3.870 m² de edificações.

Parque Estadual Fontes do Ipiranga: é uma área na qual ainda se encontra vegetação remanescente de Mata Atlântica. Estende-se por 526 hectares. O parque na verdade é um conjunto de outros parques, instituições, secretaria, observatórios, etc. Alguns de seus espaços são abertos para visitação pública, como o Jardim Botâncico e o Zoológico de São Paulo.

Jardim Botânico de São Paulo: é um dos principais Jardins Botânicos do país, e está situado dentro do Parque Estadual Fontes do Ipiranga. É uma zona de preservação de Mata Atlântica, sendo composto bosques, estufas, trilhas, lagos, Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues e pelo Instituto de Botânica de São Paulo.

Parque Zoológico de São Paulo: é o maior zoológico do Brasil, e um dos maiores do mundo. Fica localizado em uma área de 824.529 m² de Mata Atlântica original, com 4 quilômetros de alamedas. Aloja as nascentes do histórico riacho do Ipiranga, ao sul da cidade de São Paulo.

Parque Estadual da Serra do Mar: é um parque com cerca de 315 mil hectares, que vai da divisa do estado de São Paulo com o estado do Rio de Janeiro até Itariri, no sul do estado paulista, e contém a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Brasil. No município de São Paulo ele está localizado no extremo sul, no distrito de Marsilac, na Serra do Mar.

Parque Ecológico do Guarapiranga: é um parque estadual localizado às margens da Represa de Guarapiranga, no distrito de Jardim São Luís.

Parque Guarapiranga: é um parque municipal localizado às margens da Represa de Guarapiranga, no distrito de Jardim São Luís.

Parque Santo Dias: é um parque situado nas imediações do distrito de Capão Redondo, subúrbio da região sudoeste de São Paulo.

Parque Severo Gomes: é um parque localizado no bairro de Granja Julieta, no distrito de Santo Amaro.

Parque Lina e Paulo Raia: é um parque localizado no distrito paulistano de Jabaquara.

Parque Nabuco: é um parque localizado no distrito de Cidade Ademar, na região sul da cidade de São Paulo.

Zona Leste

Parque da Consciência Negra: é o segundo maior parque da cidade de São Paulo, tendo 130.135 m². O parque foi inaugurado no dia 20 de novembro de 2009, no bairro Cidade Tiradentes. O parque foi uma homenagem aos moradores que são de maioria afrodescentes. O parque ainda conta com Mata Atlântica preservada e florestas de reflorestamento. No dia da inauguração foi plantado um baobá, árvore de origem africana de grande longevidade.

Parque Ecológico do Tietê: é uma área de proteção ambiental, onde foi instalado um parque. Está localizado na Várzea do Rio Tietê, entre os municípios de São Paulo, Itaquaquecetuba e Guarulhos. O parque é uma boa opção para lazer, recebendo de 150 a 200 mil visitantes por mês.

Parque do Carmo: é um parque municipal localizado no distrito homônimo de Parque do Carmo, na zona leste da cidade de São Paulo. Possui uma área de aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, sendo o maior parque da cidade de São Paulo e um dos maiores da região metropolitana.

Parque do Piqueri: é um parque localizado no distrito do Tatuapé, ao lado da Marginal Tietê, e tem uma área de 97.272 metros quadrados. Nele existe uma variada flora, de pequenos arbustos até árvores de grande porte.

Parque da Independência: é um parque inaugurado em 1988, no distrito do Ipiranga. Faz parte do patrimônio histórico nacional. Abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência, jardins e a Casa do Grito. O parque Independência tem 184.830 m² de área total, desta: 51.960 m² de pisos impermeáveis, 124.500 m² de vegetação: bosque (32.200 m²); Gramado (67.900 m²); Área gramada (24.400 m²); 4.500 m² de fonte e córrego e 3.870 m² de edificações.

Parque Anália Franco, antigamente conhecido como Centro Educativo Recreativo Esportivo do Trabalhador (CERET), é um grande local onde se elabora programações recreativas, educacionais, culturais, sociais, esportivas, cívicas e correlatas, localizado no bairro do Jardim Anália Franco, distrito da Vila Formosa.

Parque Ecológico da Vila Prudente: é um parque situado no distrito de Vila Prudente, na região sudeste da cidade de São Paulo.

Parque Santa Amélia: é um parque localizado no distrito de Itaim Paulista, subúrbio da zona leste de São Paulo.

Parque Chácara das Flores: é um parque situado no subúrbio leste paulistano, no distrito de Guaianases.

Parque Chico Mendes: é um parque pertencente ao distrito de Vila Curuçá, região suburbana da zona leste da cidade.

Parque Raul Seixas: é um parque localizado no distrito de Itaquera.

Zona Oeste

Parque Trianon: trata-se do Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon ou Parque do Trianon, que foi inaugurado em abril de 1892 com a abertura da Avenida Paulista na cidade de São Paulo. Foi projetado pelo paisagista francês Paul Villon, sendo um dos mais famosos parques da cidade de São Paulo, localizado na Avenida Paulista, em frente ao MASP e entre o principal centro financeiro do país. Em seu interior, além da única reserva remanescente de mata atântica da região, outros atrativos como a estátua do Fauno de Vítor Brecheret, um viveiro de aves, fontes, chafarizes, locais de recreação infantil, sanitários públicos e centro administrativo, tornando-se um refúgio de lazer e descanso no meio da agitada Avenida Paulista

Parque Villa-Lobos: é um parque localizado no bairro Alto de Pinheiros, às margens do rio Pinheiros. Possui 732 mil m² de área verde, ciclovia, playground, ilha musical para shows e concertos e bosque de Mata Atlântica. A área de lazer inclui ainda aparelhos para ginástica, pista de cooper, tabelas de basquete, 3 quadras para futebol de salão, 7 para tênis, além de quadras poli esportivas, 4 campos de futebol, 2,4 km de pistas para caminhadas, 1,5 km de ciclovia. Um anfiteatro aberto de 729 m², com 450 lugares, sanitários adaptados para deficientes físicos, lanchonete e 750 vagas para estacionamento. O parque também promove eventos musicais, especialmente instrumentais, como orquestras e grupos de choro e o Complexo de Tênis do Parque Villa-Lobos abriga o torneio internacional Aberto de São Paulo de Tênis.

Parque do Povo: é um parque localizado próximo ao bairro da Vila Olímpia. Atualmente conta com três quadras poliesportivas, pista de ciclismo, caminhada, corrida, trilha e aparelhos de ginástica.
Parque Luís Carlos Prestes: é um pequeno parque municipal situado no extremo oeste da cidade de São Paulo, no bairro de Jardim Rolinópolis, distrito do Butantã, próximo à rodovia Raposo Tavares. Possui uma área de 27.100m² e está situado em uma encosta inclinada, de forma que possui três planos distintos ligados por escadas rústicas unindo os três platôs.

Parque Previdência: é um parque municipal situado no extremo oeste da cidade, no bairro de Jardim Rolinópolis, prôximo a rodovia Raposo Tavares. Possui uma área de 91.500m².

Parque Burle Marx: é um parque situado no distrito do Vila Andrade. Está localizado próximo à Marginal Pinheiros, na avenida Dona Helena Pereira de Morais, e foi inaugurado em 1995. Seus jardins foram projetados pelo renomado paisagista Burle Marx, o qual deu nome ao parque.

Parque da Água Branca: é um parque de 136.765.41 m², localizado na zona oeste da cidade, próximo ao centro. Foi criado em 2 de junho de 1929 pelo Secretário de Agricultura Dr. Fernando Costa, com o objetivo de abrigar exposições e provas zootécnicas. Na ocasião, a Avenida Água Branca sequer havia sido asfaltada. Em 1996, o parque foi tombado pelo Condephaat como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo. Atualmente abriga diversas associações de criadores de raças de eqüinos e bovinos.

Parque Alfredo Volpi: é um parque localizado no bairro de Cidade Jardim, distrito do Morumbi, na zona oeste da cidade. Possui uma área de 142.432 m². Anteriormente denominado Bosque do Morumbi, foi criado visando a preservação ambiental por meio de uma significativa área remanescente de vegetação do Domínio da Mata Atlântica inserido no tecido urbano.

Parque Raposo Tavares: é um parque localizado no subúrbio oeste da cidade, no distrito do Butantã.

Parque dos Eucaliptos: é um parque situado no oeste suburbano de São Paulo, no distrito de Vila Sônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário