Baseado nas diretrizes do movimento Guerrilla Gardening, cuja proposta se dá através da recuperação de espaços públicos abandonados ou em estado de degradação, o Movimento Mão Na Praça já esteve presente em diversas ações na cidade após quase um ano de atividades.
No bairro da Vila Madalena está localizado um dos pontos de recuperação, a praça José Afonso de Almeida. A integrante do grupo, Mariana Santos, explica como surgiu a iniciativa. “Trabalhei por três anos na rua Simpatia, e no horário do almoço quase sempre sentava por alguns minutos no banco da praça para refrescar a cabeça, ler um livro e apreciar a paisagem.Neste tempo observei certas mudanças, como o acúmulo de lixo e entulho e também a morte de algumas árvores, fatos que me sensibilizaram muito e me instigaram a agir”.
Entre as atividades aplicadas pelo projeto, destaca-se a prática de plantios nos canteiros e pneus, o recolhimento de lixo e a manutenção da vegetação local. De acordo com Mariana, os projetos para o futuro serão focados na disseminação das práticas de sustentabilidade, com o objetivo de estimular ações socioambientais pela cidade. “Este é o momento de sairmos pela cidade para fazer intervenções de maior impacto e em diferentes lugares”.
De 21 a 25 de setembro, o Movimento Mão Na Praça participará das atividades da segunda edição da Semana Na Praça, evento em comemoração ao Dia da Árvore (21/09), ao Dia Mundial sem Carro (22/09) e ao início da Primavera (23/09).
Fonte: Catraca Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário