Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sustentabilidade recupera espaços públicos em degradação

A incondicional busca por um estilo de vida alinhado a práticas sustentáveis foi o que, inicialmente, reuniu um grupo de moradores da cinza e imensa selva de pedra paulistana. Em um curso de permacultura realizado na cidade de Pedro de Toledo, os amigos Ana Laura Bádue, Gustavo Queiroz, Juliana Ferrari e Mariana Santos deixaram de lado o campo das ideias para irem além de suas convicções com a criação do Movimento Mão Na Praça.

Baseado nas diretrizes do movimento Guerrilla Gardening, cuja proposta se dá através da recuperação de espaços públicos abandonados ou em estado de degradação, o Movimento Mão Na Praça já esteve presente em diversas ações na cidade após quase um ano de atividades.

No bairro da Vila Madalena está localizado um dos pontos de recuperação, a praça José Afonso de Almeida. A integrante do grupo, Mariana Santos, explica como surgiu a iniciativa. “Trabalhei por três anos na rua Simpatia, e no horário do almoço quase sempre sentava por alguns minutos no banco da praça para refrescar a cabeça, ler um livro e apreciar a paisagem.Neste tempo observei certas mudanças, como o acúmulo de lixo e entulho e também a morte de algumas árvores, fatos que me sensibilizaram muito e me instigaram a agir”.

Entre as atividades aplicadas pelo projeto, destaca-se a prática de plantios nos canteiros e pneus, o recolhimento de lixo e a manutenção da vegetação local. De acordo com Mariana, os projetos para o futuro serão focados na disseminação das práticas de sustentabilidade, com o objetivo de estimular ações socioambientais pela cidade.  “Este é o momento de sairmos pela cidade para fazer intervenções de maior impacto e em diferentes lugares”.

De 21 a 25 de setembro, o Movimento Mão Na Praça participará das atividades da segunda edição da Semana Na Praça, evento em comemoração ao Dia da Árvore (21/09), ao Dia Mundial sem Carro (22/09) e ao início da Primavera (23/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário