Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ana Botafogo comemora 35 anos de carreira com montagem inédita

`Marguerite e Armand’ , baseado em ‘A Dama das Camélias’, de Dumas, terá apresentações em Curitiba (17/09, no Teatro Guaíra), São Paulo (24 e 25/9, no Teatro Alfa) e Rio de Janeiro (1 e 2/10, no Theatro Municipal) . 

Lá se vão 35 anos desde que Ana Botafogo dançou profissionalmente pela primeira vez, no tradicional Les Ballets de Marseille. Com uma estreia estimulante, o que se viu depois foi uma trajetória meteórica. Na volta ao Brasil, ingressou como bailarina principal do Balé Teatro Guaíra (de Curitiba) e, cinco anos depois, em 1981, debutou no lendário Theatro Municipal do Rio de Janeiro já como primeira bailarina. Nestas três décadas, interpretou os papéis principais das mais importantes obras do repertório da dança clássica, como ‘Coppélia’, ‘O Quebra Nozes`, ‘Giselle’, ‘Romeu e Julieta’, ‘Don Quixote’, ‘O Lago dos Cisnes’, ‘Floresta Amazônica’, entre várias outras. Há 35 anos, os grandes momentos do balé clássico brasileiro passam, inevitavelmente, pelos pés de Ana Botafogo.

Para celebrar a dupla comemoração, os 35 anos de carreira e 30 como primeira bailarina do Theatro Municipal, Ana se propôs um novo desafio: escolheu ‘Marguerite e Armand’, uma versão de ‘A Dama das Camélias’, de Alexandre Dumas, com coreografia de Frederick Ashton, criada em 1963, especialmente para a bailarina inglesa Margot Fonteyn, uma das maiores de todos os tempos. Nesta primeira montagem– que chegou a ser apresentada no Brasil, em 1967 - Armand foi interpretado por Rudolf Nureyev, que formou com Margot a mais famosa parceria da história do balé.

- Pensei muito até definir qual personagem eu interpretaria. Queria algo novo , que nunca tivesse dançado . Quando me ocorreu a Marguerite, não tive dúvida. Há alguns anos Dalal Achcar e Peter Wright sugeriram que este era um balé talhado para mim. Pouco depois foi a vez de Bibi Ferreira dizer que havia visto Margot dançar, que esta coreografia tinha elementos dramáticos e ela me imaginava neste papel . Decidi-me – contextualiza Ana. “É um papel sob medida para este momento da minha carreira, para uma bailarina experiente e com tantos anos de estrada. Marguerite e Armand é a culminância dos clássicos que eu já encenei nestes 35 anos “, complementa.

Ana terá como partner, no papel de Armand, Federico Fernández, o principal bailarino do Teatro Colón. Os dois dançarão a música original de Liszt, no ano do bicentenário de nascimento do compositor húngaro. Completando, há as participações especiais dos bailarinos Marcelo Misailidis e Joseny Coutinho que interpretam, respectivamente, o pai de Armand e o duque.

Os cenários e figurinos do espetáculo são do teatro argentino . Além de Federico Fernández, a montagem contará também com o jovem e virtuoso pianista do Colón, Iván Rutskauskas. A regência fica a cargo do maestro Henrique Morelenbaum, que também participou da estreia de Ana Botafogo como primeira bailarina do Theatro Municipal, em ‘Coppélia’, e regeu para Margot Fonteyn quando ela esteve no Brasil em 1967 . A remontagem é de Grant Coyle, o principal coreólogo do Royal Ballet, de Londres.

A turnê que marca os 35 anos de carreira de uma das mais importantes bailarinas do país começa dia 17 de setembro, no Teatro Guaíra. Na apresentação de Curitiba, a primeira parte constará da coreografia ‘Treze Gestos de um Corpo’ - da portuguesa Olga Roriz, e música de Antonio Emiliano -, com participação do Balé Guaíra (no qual Ana Botafogo estreou profissionalmente no Brasil), e ainda do ‘Dupo Beatriz , de “ O Grande Circo Mistico “, coreografia de Carlos Trincheiras . Na sequência, o espetáculo segue para São Paulo, dias 24 e 25, no Teatro Alfa. E, finalmente, aporta no Rio Janeiro, 1 e 2 de outubro, no Theatro Municipal. No Rio e em São Paulo haverá a participação da Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro nas coreografias ‘Mozarteando’ e ‘FugA_Technic@’ (de Éric Frédéric, e música de Alexander Bàlànescu). Ana Botafogo dançará ainda, com Joseny Coutinho, a coreografia ‘Sabiá’ (de Vasco Wellenkamp, com base na canção de Chico Buarque e Tom Jobim).

Sinopse

Na Paris da primeira metade do século XIX, a elegante cortesã Marguerite se deixou conquistar pelo amor do jovem Armand. Quando os dois decidiram viver juntos, o pai de Armand, preocupado com a reputação da família e o casamento da filha, implorou a Marguerite que rompesse a relação. Culpada por sua condição e buscando a redenção pelo sacrifício, Marguerite se afastou de Armand sem que ele soubesse a razão. Revoltado, Armand se vingou humilhando Marguerite publicamente. Tuberculosa e endividada, Marguerite foi abandonada pelos amantes e falsos amigos. Somente depois de sua morte, Armand descobriu o sacrifício feito por ela.

FICHA TÉCNICA – MARGUERITE E ARMAND
Coreógrafo Frederick Ashton
Remontador, coreólogo Grant Coyle
Maestro Henrique Morelembaum
Pianista Iván Rutkauskas
Marguerite Ana Botafogo
Armand Federico Fernandez
Piano Iván Rutskauskas
Bailarinos convidados Marcelo Misailidis e Joseny Coutinho
Partner ensaiador Victor Ciattei
Bailarinos Andrei Lopes, Cristian Aguilar, Daniel Oliveira, João Luis da Matta,
Jorge Assunção, Luan Batista,
Lucas Nunes, Luis Santiago,
Pedro Quaresma, Leonardo Moraes e
Rodrigo Marcel Soares
Ensaiadores Inês Pedroza e Sérgio Lobato
Pianista – ensaiador Itajara Dias
Professora de Ballet Inês Pedroza
Professor de Teatro Fred Tolipan
Pilates Equipe de Roberta Lomenha
Fisioterapeuta Liliane Dell Bosco
Confecção de Figurinos Teatro Colón
De “ Sabiá” Marilda Fontes
Assistência de Figurinos Lojas Ana Botafogo
Equipe técnica do Teatro Colón: Eduardo Alvarez, Stella Lopez
Iluminador Paulo César Medeiros
Fotógrafo e Designer gráfico Henrique Pontual
Perucas e apliques: Divina Lujan
Tradução Texto s Vinicius Peccin
Assessoria de Imprensa Uns Comunicação
Produção Executiva em Buenos Aires Santiago Rosso
Produção Executiva no Brasil Cleusa Amaral
Idealização Montenegro e Raman
Ana Botafogo Instituto de Dança

Serviço
Dias: 24 e 25 de setembro de 2011
Local: Teatro Alfa
Duração: 1h10
Horário: Sábado às 21h e domingo às 18h
Valor do Ingresso: Plateia Inferior: R$100,00 (cem reais);
Plateia Superior: R$40,00 (quarenta reais)
Lotação: 1110 lugares
Estacionamento: Valet c/ manobrista = R$ 25,00 - Self = R$ 18,00

Como Comprar:
Por Telefone: Bilheteria do Teatro: 5693-4000 e 0300-789-3377 (Serviço exclusivo do Teatro Alfa)
Venda efetuada com cartões de crédito (Amex, Visa, MasterCard e Diners Club), de segunda à sábado das 11h às 19h e domingos das 11h às 17h. Em dias de eventos até 1 (uma) hora antes do início dos mesmos. Os ingressos poderão ser retirados no próprio teatro no dia do espetáculo.

Ingresso Rápido: 4003.1212 (sujeito a taxa de conveniência)
Internet: Ingresso Rápido - www.ingressorapido.com.br
Pessoalmente - Bilheteria do Teatro Alfa:
Venda efetuada com cartões de crédito (Amex, Visa, MasterCard, Diners Club), cartões de débito (Visa Electron e Redeshop) ou dinheiro, de segunda à sábado das 11h às 19h e domingos das 11h às 18h. Em dias de eventos até o início dos mesmos.

Site: www.teatroalfa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário