Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mariana Ximenes no Teatro Augusta com "Os Altruístas"


Sydney é uma estrela de novela à beira de um ataque de nervos. Tão famosa quanto desequilibrada, ela comete uma atitude extrema após conviver e sustentar um grupo de jovens engajados em causas sociais, todos amigos de seu namorado. Intensa, politicamente incorreta e verborrágica, Sydney é quase um resumo da dramaturgia do norte-americano Nicky Silver e também a responsável pelo retorno de Mariana Ximenes aos palcos depois de nove anos. A partir de 16 de setembro, a atriz vive a personagem central de ‘Os Altruístas’, no Teatro Augusta, ao lado de Kiko Mascarenhas, Miguel Thiré, Jonathan Haagensen e Stella Rabello. Guilherme Weber assume a sua primeira direção fora da Sutil Companhia de Teatro.

No período em que esteve afastada dos palcos, Mariana nunca deixou de freqüentar teatro e foi plateia constante dos espetáculos da Sutil, fundada por Guilherme Weber e Felipe Hirsch há 18 anos. Íntimo do universo de Silver por conta de montagens como ‘Os Solitários’ e ‘Pterodátilos’, Guilherme apresentou ‘Os Altruístas’ à atriz, que já estava há algum tempo à procura de um texto para produzir:

‘Teatro é artesanal: você fica muito envolvida com a obra, o projeto e a equipe. Há uma fraternidade que envolve todo o processo. A opção por produzir me garante autonomia artística: não preciso esperar ninguém me convidar, experimento a delícia de realizar, de agregar pessoas e linguagens’, analisa Mariana, cuja carreira teatral vem do início de sua formação, na escola paulistana Celia Helena. Seu último espetáculo tinha sido ‘A Rosa Tatuada’, de Teneessee Wiliams, com Louise Cardoso no elenco.

No mundo de Nicky Silver

Se a atriz estreia na produção, Guilherme, que já participou da criação de uma série de espetáculos como ‘A Vida é Cheia de Som e Fúria’ (2000) e ‘Avenida Dropsie’ (2005), assina uma direção solo pela primeira vez. Voltar a explorar a dramaturgia de Nicky Silver era um desejo antigo.

‘Ele subverte uma série de códigos e mistura referências, como o ritmo do vaudeville e a verborragia de Jean Cocteau. Suas peças são festivais alucinados de brutalidade, velocidade e humor negro. Em ‘Os Altruístas’, relações amorosas em decomposição são as arenas escolhidas por ele para cultivar a raiva e a decepção das quais sua obra se alimenta’, conta o diretor, também responsável pela adaptação do texto.

Com ritmo vertiginoso, a peça faz uma ácida radiografia de cinco personagens envolvidos com um dedicado – ainda que desorganizado e um tanto insano – grupo de jovens radicais, que dividem seus dias entre passeatas, discussões e manifestações de cunho social.

Apaixonada por um membro do grupo, Sydney os sustenta com o salário de estrela televisiva. Após uma explosiva crise de ciúmes com o namorado, Tony (Miguel Thiré), ela pede ajuda ao irmão, Ronald (Kiko Mascarenhas), homossexual exagerado e uma espécie de líder deste grupo de radicais, que acaba de se apaixonar perdidamente pelo michê Lance (Jonathan Haagensen).

‘A profissão é a única semelhança dela comigo. Meu interesse em fazer a Sydney é por ela pertencer à fantástica galeria de mulheres do Nicky Silver. Brincamos com o fato de ela também ser uma protagonista de novelas, mas isso não foi decisivo para a escolha do papel’, diz Mariana, que recentemente emendou uma série de trabalhos bem-sucedidos na televisão, como as telenovelas ‘A Favorita’ (2008) e ‘Passione’ (2010).

Juntos, a atriz e o diretor pensaram na ficha técnica do espetáculo. Parceira habitual da Sutil Companhia de Teatro, Daniela Thomas transformou o palco em uma grande caixa preta, com paredes repletas de inscrições a giz. Despojado, o cenário conta somente com três camas e um jogo de espelhos. Os figurinos são de Emilia Duncan e Antonio Frajado e a iluminação ficou a cargo de Domingos Quintiliano, recentemente indicado ao prêmio Shell pelo trabalho em ‘Crônica da Casa Assassinada’, de Gabriel Villela.

Nicky Silver

Nicky Silver é um dos autores de teatro mais disputados da dramaturgia americana contemporânea. Seu trabalho, marcado por fortes personagens e um ritmo vertiginoso aborda, com humor negro e muita ironia, a família americana. O jornal The New York Times saudou seu estilo, chamando-o de ‘absurdidade clássica’

Silver se formou no Experimental Theatre Wing (Anexo de Teatro Experimental) da Universidade de Nova York, onde reside atualmente. Entre seus textos, estão ‘Pterodátilos’ (Prêmio Oppenheimer, Prêmio Kesselring, indicação para o Drama Desk, indicação para o Outer Critic’s Circle), ‘Raised in Captivity’ (indicação para o Drama Desk, indicação para o Outer Critic’s Circle, Prêmio Drama-Logue), ‘The Food Chain’ (indicação para o Outer Critic’s Circle), ‘The Maiden’s Prayer’ (‘A Prece da Donzela’), ‘Eros Trilogy’, ‘Homens Gordos de Saia’, ‘Fit to be Tied’ e ‘Free Will and Wanton Lust’.

OS ALTRUÍSTAS

De Nicky Silver
Direção: Guilherme Weber
Com Mariana Ximenes, Kiko Mascarenhas, Miguel Thiré, Jonathan Haagensen e Stella Rabello.
Cenografia: Daniela Thomas
Figurinos: Emilia Duncan e Antonio Frajado
Iluminação: Domingos Quintiliano
Trilha Sonora: Guilherme Weber
Produzido por Mariana Ximenes, Francisco Accioly e Roberto Vitorino
Realização: Maxi Produções

SERVIÇO:
Estreia 16 de setembro
Temporada de 16 de setembro a 18 de dezembro
Sextas, às 21h30. Sábados, às 21h. Domingos, às 19h.
Ingressos a R$ 70 (sex) e R$ 80.

TEATRO AUGUSTA
Rua Augusta, 934. Tel: 3151-4141.
Bilheteria abre de quarta a sexta, a partir de 14h. Sábados e domingos, a partir de 15h.
Classificação etária: 18 anos
Duração: 100 minutos

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário