Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

29 de outubro é o Dia Mundial da Psoríase

O próximo dia 29 de outubro é dedicado à luta mundial contra a psoríase. Esta doença de pele, crônica mas não contagiosa, é bastante comum. Atinge tanto homens quanto mulheres, especialmente em áreas como unhas, tronco, couro cabeludo, e inclusive nas articulações, com dores articulares que simulam artrite.

Embora não seja contagiosa, acaba trazendo transtornos e afeta a autoestima de pessoas que apresentam a doença, por ser visível na superfície da pele. De causa ainda desconhecida, a psoríase não tem uma cura definitiva. “Acredita-se que a predisposição genética seja um dos fatores de causa da psoríase, que, normalmente, se manifesta a partir de causas emocionais. Muito stress, por exemplo, pode desencadear uma crise em pessoas geneticamente pré-dispostas”, comenta a médica dermatologista Christiana Blattner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Segundo a médica, diretora da Dermatolaser, Clínica de Dermatologia e Tratamentos a Laser de Campinas, não se pode prevenir a doença, mas o acompanhamento médico é importante para controlar a reincidência. “Há várias formas de apresentação da psoríase, classificadas de acordo com o tipo de lesão que ela provoca: placas, gotas, grande parte das vezes, descamativas e também, em alguns casos, em forma de vesículas de pus.”

O tratamento, da mesma forma, pode variar entre medicações locais ou por via oral, dependendo do tipo e da extensão das lesões. “Hidratar bem a pele ajuda, pois a psoríase frequentemente acomete articulações, como os cotovelos, que são regiões mais ressecadas da pele. Mas a principal recomendação para quem sofre com a psoríase é visitar regularmente seu dermatologista para manter as crises sob controle”, aconselha a dermatologista Christiana Blattner.


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário