Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Catavento recebe acervo do Museu da Tecnologia de São Paulo


O Catavento Cultural e Educacional recebe neste ano o acervo do Museu da Tecnologia de São Paulo. No total são 36 equipamentos expostos na área externa do Palácio das Indústrias e em quatro áreas do Catavento (Auditório, Astronomia, Engenho e Educação).

Na parte externa estão os equipamentos de grande porte como, por exemplo, a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e a Roda Pelton (com 21 conchas de aço e pesando aproximadamente 22 toneladas, é uma turbina hidráulica construída para funcionar em desníveis de água de 1.000 metros de altura ou mais).

Outro equipamento em destaque é o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. Ao final da guerra, foi adquirido pela VASP e adaptado para a versão civil, permitindo o transporte de passageiros na ponte área Rio-São Paulo até 1972.

As atrações estão totalmente ligadas à história e evolução da cidade de São Paulo, como a carroça pipa com rodas de ferro, importada da cidade de Milão (Itália) na década de 1870, era utilizada na limpeza pública da cidade de São Paulo nas vias de terra, até o início do século XX.

Já os bebedouros de aço fundido, importados da Bélgica em aproximadamente 1903, eram utilizados como reservatório para fornecer água aos animais e localizavam-se em pontos de grande circulação em locais onde não havia disponibilidade de água.

Serviço:
Acervo do Museu da Tecnologia no Catavento
Data: de 4/2 a 31/12
Horário: de terça à domingo das 9h às 17h
Local: Catavento Cultural
End.: Av. Mercúrio, s/n – Parque D. Pedro II
Preço:R$ 6 ou R$ 3 (meia-entrada para estudantes e idosos)
Tel.: (11) 3315-0051
http://www.cataventocultural.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário