No ano em que comemora onze anos de sua trajetória internacional, o Quarteto Brasileiro de Violões tem seu CD, uma homenagem a Villa–Lobos, indicado para o Grammy Latino 2011 como melhor álbum de música clássica. O concerto de lançamento do álbum Brazilian Guitar Plays Villa-Lobos (2011 - Delos Music), em São Paulo, será no auditório do Masp, no sábado dia 29 de outubro.
Formado pelos violonistas Everton Gloeden, Tadeu do Amaral, Luiz Mantovani e Gustavo Costa, o quarteto foi criado em 1998, e em 2000 teve a oportunidade de mostrar seu trabalho no exterior. O sucesso foi tanto que já somam mais de trezentos concertos por países das Américas, Europa, Ásia e Oceania nos quais o quarteto apresentou seus inusitados arranjos e sua instrumentação que une o som dos violões de oito cordas aos tradicionais de seis. Por conta disso, o grupo ficou mais conhecido como Brazilian Guitar Quartet.
“Ficamos muito surpresos com a indicação ao Grammy Latino, tanto que isso para nós já é considerado o prêmio”, comemora Tadeu Amaral, responsável pelos arranjos do quarteto. O álbum indicado ao Grammy é o primeiro que o quarteto dedica inteiramente a um compositor. No repertório, algumas obras-primas de Heitor Villa-Lobos, que mostram a genialidade do compositor que une a música popular e a folclórica à música erudita. Gravado na Helen Filene Ladd Concert Hall/Arthur Zankel Music Center (Skidmore College, Saratoga Springs, NY), o CD foi produzido pelo próprio quarteto e tem em sua instrumentação Everton Gloeden e Luiz Mantovani (oito cordas) e Tadeu do Amaral e Gustavo Costa (seis cordas).
O CD que homenageia Villa-Lobos é o quinto na discografia do Quarteto na qual três deles são dedicados à música brasileira: Essência do Brasil (2000), Encantamento (2002) e o recém lançado Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos (2011). Os outros dois contemplam arranjos inéditos de duas grandes obras do repertório universal, as 4 Suites Orquestrais de Bach (2001), e a Suite Ibéria, de Isaac Albéniz (2006). Todos levam o selo norte-americano Delos.
O Quarteto, que tem como formação a música clássica, é considerado, no exterior, um dos principais grupos do gênero da atualidade. Suas pesquisas são voltadas para a música clássica brasileira, que representa um segmento importante explorado pelo grupo na montagem de um repertório pouco conhecido, de alto nível e que se identifica com o estilo do quarteto.
Pelo Quarteto Brasileiro de Violões, já passaram grandes músicos como: Paul Galbraith e Edelton Gloeden, criadores do quarteto junto com Everton e Tadeu; e ainda Nicolas Barros, Paulo Porto Alegre, Clemer Andreotti e Edson Lopes. O novo CD já está à venda na sala São Paulo e pela Amazon (álbum e MP3). Também será vendido no MASP, no dia do concerto.
Serviço:
Concerto Quarteto Brasileiro de Violões
Lançamento do CD “Brazilian Guitar Quartet Plays Villa-Lobos”, (indicado ao Grammy Latino 2011)
Quando: sábado, dia 29 de outubro, às 20h30
Local: Grande Auditório do MASP (397 lugares)
endereço: Av. Paulista, 1578 - Cerqueira César - Telefone 3251-5644
Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (para estudantes e maiores de 60 anos)
venda no dia do concerto, na bilheteria do Masp a partir das 11 horas
aceita cartões de crédito e débito
Estacionamento conveniado: Av. Paulista, 1636 *entrando pelo elevador no térreo
Fonte: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário