Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cuidados com a caixa d’água são essenciais no combate à proliferação do mosquito da dengue


Evitar rachaduras, manter o recipiente bem fechado e adquiri produtos dentro das normas são alguma dicas essenciais.

Próximo ao início do Verão, o Ministério da Saúde volta a alertar a população para a possibilidade de persistência da transmissão da dengue em níveis elevados. Por isso, prevenir desde já eliminando criadouros do mosquito transmissor é fundamental, começando pela caixa d’água, considerada um dos principais criadouros do mosquito transmissor se não estiver devidamente tampada.

Em alguns estados brasileiros, entre eles o Rio de Janeiro, onde a incidência da dengue é alta, mais de 80% das caixas d’água ficam expostas ao ar, sem nenhuma proteção. A Portaria 221 do Ministério da Saúde exige que os fabricantes disponham de um sistema de travamento para obrigar o seu fechamento correto.


Limpeza deve ser periódica

Manter a caixa d´água devidamente tampada, no entanto, não é suficiente. É importante também fazer uma manutenção periódica, de preferência a cada seis meses, para a eliminação das impurezas e bactérias, no caso das caixas que não disponham de sistema que eliminem as bactérias acumulas ao longo do tempo.

A empresa Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp - recomenda que a água da lavagem e a sujeira sejam retiradas com uma pá de plástico, balde e panos. Mas para isso é necessário deixar apenas um palmo de água. Para a limpeza, tampe a saída para que a sujeira não desça pelo ralo.

Após retirar toda a sujeira, coloque dois litros de água sanitária, molhando também as paredes. Duas horas depois abra todas as torneiras e acione as descargas para desinfetar a tubulação. Use a primeira água para lavar o quintal, pisos e banheiros. Não se esqueça de anotar do lado de fora a data em que a limpeza foi feita.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário