Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Casa das Rosas promove o 8º Verão de Poesia


Poesia de Augusto de Campos
A Casa das Rosas promove, durante os meses de janeiro e feveiro, o 8º Verão de Poesia, com saraus, oficinas e palestras. A criação poética de Augusto de Campos e a relação entre o cinema e a poesia serão temas abordados. São 30 vagas disponíveis para cada evento. As inscrições para as atividades estão abertas e devem ser realizadas na recepção do local. É necessário uma foto 3×4, xerox do RG e xerox do comprovante de residência.

Confira abaixo a programação:

Evento especial - 8º Sampoemas25 de janeiro, a partir das 15h
O evento celebra o aniversário da cidade de São Paulo, que completa, neste ano de 2012, 458 anos de história. As atrações são as seguintes:

15h – A Casa da Avenida da Cidade (por Carlos Fernando C. Nogueira, coordenador de preservação e identidade visual da Casa das Rosas)

A Casa das Rosas, um dos últimos casarões que permanecem de pé na Avenida Paulista, ganha uma análise conjuntural com seu entorno, a avenida mais famosa e tradicional da cidade. Ao longo de 76 anos de existência, muitas histórias já foram escritas uma infinidade de atividades culturais já foram ali realizadas. Um debate amplo sobre o significado da Casa e da Avenida será realizado nesta ocasião.

18h – Signicidade (Recital) (com Frederico Barbosa, Marcelo Ferretti e convidados)
O recital de Frederico Barbosa é baseado nos poemas de seu livro “Signicidade”, que analisa, com crítica e poesia, as cidades em geral – e São Paulo em particular.

20h – Sarau Sampoemas
O tema das poesias desse sarau é a cidade de São Paulo. As inscrições deverão ser feitas uma hora antes do início do sarau, na recepção da Casa das Rosas.
Oficinas

Dias 17, 24 e 31 de janeiro e dias 7 e 14 de fevereiro, às 19h30
Augusto de Campos: Do carbono ao flash
(com Frederico Barbosa)
As diferentes e inovadoras práticas poéticas criadas por Augusto de Campos, como a utilização do papel-carbono para obter as cores da série de poemas “Poetamenos”, em 1953, e a linguagem de computador Flash, quando já se aproximava dos 80 anos, marcaram sua obra. Este curso apresenta um panorama desta emblemática produção poética. Frederico Barbosa – poeta, professor de literatura, organizador de oficinas de criação poética e performer de poesia -  é quem ministra a oficina.

Dias 11, 18 de janeiro e 1º, 8 e 15 de fevereiro, às 19h30
Do Cricri ao Crítico (Módulo 2) (Oficina de crítica literária com Frederico Barbosa)

Segunda parte da oficina, que tem por intuito identificar o que caracteriza a postura crítica diante de uma obra de arte. Este módulo é destinado aos que tomaram parte no primeiro segmento, ministrado em dezembro.

Dias 20 e 27 de janeiro e 3 e 10 de fevereiro, às 19h30
Cinema e Poesia: Um diálogo possível (módulo 1) (com Donny Correia)

O cinema e poesia, muitas vezes – principalmente com os cineastas de vanguarda – andam lado a lado. Para debater os limites desta relação, a Casa das Rosas convida Donny Correia – poeta e cineasta – e exibe (e analisa) os filmes “A idade do ouro” (Luis Buñuel), “O ano passado em Marienbad” (Alain Resnais), “Noite vazia” (Walter Hugo Khouri) e “Viajo porque preciso, volto porque te amo” (Karin Aïnouz).

Palestras

Dia 25 de fevereiro, às 15h
A Casa da Avenida da Cidade (com Carlos Fernando C. Nogueira)

O coordenador de preservação e identidade visual da Casa das Rosas analisa os aspectos conjunturais e estéticos que caracterizam a Casa das Rosas na história de seu entorno, a Avenida Paulista, bem como na da cidade de São Paulo e do país.

Dias 13 e 24 de fevereiro, às 19h
Chutando o balde… de pipoca (Exibição comentada de filmes com Carlos Fernando)

Sextas-feiras, 19h.
13 de janeiro: Roma, cidade aberta, de Roberto Rossellini.
24 de fevereiro: Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock.


Saraus

Dias 7 de janeiro e 11 de fevereiro, às 19h
A Plenos Pulmões (com Marco Pezão)

Dedicado aos amantes da poesia, o objetivo é incentivar a literatura escrita e falada. As inscrições começam uma hora antes do sarau.

Dia 21 de janeiro, às 17h
Chama Poética – Benditos malditos (com o Grupo Chama Poética)

O sarau traz declamação de poemas dos poetas malditos nacionais e estrangeiros. As inscrições começam uma hora antes do sarau.

Dia 16 de fevereiro, às 20h
Semana de Arte Moderna: 90 anos depois (com Fernanda de Almeida Prado)

O sarau celebra os 90 anos de um dos movimentos culturais mais importantes de nossa história, a Semana de Arte Moderna de 1922.

Nenhum comentário:

Postar um comentário