Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Expo “Dinossauros da Patagônia” chega ao ABC Paulista

Exposição itinerante apresenta réplicas de fósseiscom mais de dez metros de comprimento.
Foto: Renato Lopes

Os dinossauros vão invadir o ParkShopping São Caetano de 20 de janeiro a 28 de fevereiro. A exposição “Dinossauros da Patagônia” tem caráter educativo e é aberta ao público de todas as idades. São dez réplicas de fósseis das criaturas que habitaram a região sul da Argentina há milhões de anos em tamanho natural – alguns com 11 e 13 metros de comprimento como o epachtosaurus e o giganotosaurus, o maior carnívoro do mundo.

As gigantescas réplicas dos períodos Cretáceo, Jurássico e Triássico, montadas por paleontólogos argentinos já passaram por shoppings da Multiplan em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A exposição é gratuita e será montada no piso São Caetano e poderá ser apreciada no horário de funcionamento do shopping.

Além de totens explicativos, o shopping contará com monitores para passar informações e tirar dúvidas sobre os animais extintos.

FICHA TÉCNICA DOS ANIMAIS:

Giganotosaurus - Giganotosaurus carolinii
Características: É o maior dinossauro da América do Sul, ainda maior que o Tyrannosaurus rex. Calcula-se que o bípede de dimensões gigantescas chegou a pesar nove toneladas.
Dieta: Carnívoro.
Período: Cretáceo Médio, cerca de 100 milhões de anos atrás.
Significado do nome: O nome genérico significa: “dinossauro gigante do sul”, e o nome da espécie é uma homenagem ao seu descobridor, Rubén Carolini.
Ano da descoberta: 1993.
Local da descoberta: Formação Rio Limay (a 15 km de Villa O Chocón), na Província de Neuquén, Argentina.

Epachtosaurus - Epachtosaurus sciuttoiCaracterísticas: Mais conhecido por pertencer à família Titanosauridae, é um dos “pesos pesados” da Patagônia. Quadrúpede, com patas pesadas e corpo compacto.
Dieta: Herbívoro.
Período: Cretáceo Superior, cerca 95 milhões de anos atrás.
Significado do nome: O nome genérico significa: “réptil pesado”, e a espécie foi nomenada em homenagem a Juan Carlos Sciutto, seu descobridor.
Ano da descoberta: 1984.
Local da descoberta: Sierra de San Bernardo, Província de Chubut, Argentina.

Carnotaurus - Carnotaurus sastrei
Características: Famoso por possuir um par de chifres na parte frontal da cabeça, o bípede possui pernas longas e fortes, membros superiores
curtos com fortes garras. Como seu esqueleto foi encontrado completo e impressões de sua pele estavam preservadas em uma rocha, sabe-se que seu corpo apresentava uma superfície rugosa, o que sugere uma pele áspera e grossa.
Dieta: Carnívoro.
Período: Cretáceo Superior, cerca de 75 milhões de anos atrás.
Significado do nome: O nome genérico significa: “touro carnívoro”. O nome da espécie é uma homenagem a Anselmo Sastre, dono do estabelecimento onde foi encontrado.
Ano da descoberta: 1984, por José Bonaparte.
Local da descoberta: Baixada Moreno (Pampa de Gastre, centro norte da Província de Chubut), Argentina.

Amargasaurus - Amargasaurus cazaui
Características: Possuía uma extraordinária estrutura dorsal formada pelas espinhas neurais no pescoço e nas costas que atingiam 80 cm de comprimento. Com crânio triangular em perfil lateral, suas narinas ficavam entre os olhos e seus dentes possuíam forma de cravelha.
Dieta: Herbívoro.
Período: Cretáceo Inferior, cerca de 130 milhões de anos atrás.
Significado do nome: O nome genérico faz referência à “A Amarga”,
localidade onde foi encontrado e específico é homenagem a Luis Cazau, seu descobridor.
Ano da descoberta: 1984.
Local da descoberta: A Amarga (70 km ao sul de Zapala), Província de Neuquén, Argentina.

Titanosaurus - Titanosaurus
Características: Este quadrúpede de pescoço longo e cabeça pequena possuía dentes cilíndricos e estreitos e placas ósseas figurando uma armadura sobre sua pele.
Dieta: Herbívoro.
Período: Cretáceo Superior, cerca de 70 milhões de anos atrás.
Significado do nome: O nome genérico significa: “réptil titânico” e o específico  faz alusão à sua posição geográfica austral.
Ano da descoberta: 1877, por Richard Lydekker.
Local da descoberta: Norte da província de Rio Negro, Argentina.

Piatnitzkysaurus - Piatnitzkysaurus floresi
Características: Bípede de patas longas e braços curtos, este ágil e temível predador possuía grandes garras curvas, lateralmente comprimidas e pontas que o ajudavam a capturar suas presas.
Dieta: Carnívoro.
Período: Jurássico Médio, cerca de 165 milhões de anos atrás.
Significado do nome: Tanto o nome genérico, como o da espécie lhe foram dados em homenagem aos geólogos argentinos Alejandro Piatnitzky e Miguel Flores.
Ano da descoberta: 1977, por José Bonaparte.
Local da descoberta: Cerro Cóndor, ao norte de passagem de Índios, Província de Chubut, Argentina.

Abelisaurus - Abelisaurus comahuensis
Características: São comparáveis aos tiranossauros do hemisfério norte. A formação de seu crânio (de 85 cm) indica fortes músculos mandibulares e dentes lateralmente longos.
Dieta: Carnívoro.
Período: Cretáceo Superior, 65 milhões de anos.
Significado do nome: O nome genérico refere-se a seu descobridor: Roberto Abel, Diretor do Museu de Cipolleti (Rio Negro, Argentina). O nome da espécie refere-se à região do Comahue (Neuquén, Argentina), onde foi encontrado.
Ano da descoberta: 1985.
Local da descoberta: Gral. Rocha, Província de Rio Negro, Argentina.

Eoraptor - Eoraptor lunensis
Características: Eoraptor é, junto com Herrerasaurus, um dos dinossauros mais antigos. Representa as primeiras evidências do reinado dos dinossauros sobre a Terra, de cuja linhagem surgiria os grandes carnívoros do Jurássico e do Cretáceo. Este ágil predador bípede de pernas longas possuía uma combinação de dentes serrados e curvos com alguns dentes em forma de folhas na mandíbula superior.
Dieta: Provavelmente carnívoro.
Período: Triássico Superior, cerca de 225 milhões de anos outros.
Significado do nome: O nome genérico significa: “ladrão do amanhecer”, e o da espécie refere-se ao Vale da Lua (San Juan, Argentina), onde foi encontrado.
Descobridores: Ano da descoberta: 1991, por Paul Sereno e Cathy Forster.
Local da descoberta: Vale da Lua, Província de San Juan, Argentina.

Herrerasaurus - Herrerasaurus ischigualastensis
Características: A espécie possuía mandíbulas com dentes curvos e pontiagudos, garras os membros superiores para captura das presas.
Dieta: Carnívoro.
Período: Triássico Superior, cerca de 225 milhões de anos atrás.
Significado do nome: O nome genérico foi uma homenagem a seu descobridor, Victorino Herrera, e o da espécie pelo local onde foi encontrado.
Descobridor: Victorino Herrera (Argentino).
Ano da descoberta: 1960.
Local da descoberta: Ischigualasto, Vale da Lua, Província de San Juan,
Argentina.

Gasparinisaurua - Gasparinisaura cincosaltensis
Características: Pequeno dinossauro que vivia em grupos numerosos.
Seus membros posteriores eram fortes e tinham capacidade para correr em alta velocidade, enquanto os superiores apresentavam uma redução de tamanho. Sua dentição era adaptada para triturar vegetais resistentes.
Dieta: Herbívoro.
Período Cretáceo Superior, cerca de 90 milhões de anos atrás.
Significado do nome: O nome genérico é uma homenagem a Zulma Gasparini, paleontóloga do Museu da Prata, Buenos Aires, Argentina. O nome específico refere-se à localidade de Cinco Saltos, onde foi encontrado.
Ano da descoberta: 1988, por Leonardo Salgado.
Local da descoberta: Cinco Saltos, Província de Rio Negro, Argentina.

Ninhada de dinossauros
Características: Os répteis pertencentes à família Titanosauridae estiveram amplamente distribuídos na Patagônia. Os ovos esféricos de 10 a 18 cm de diâmetro têm uma casca de 5 mm de espessura.
Período: Cretáceo Superior, 70 milhões de anos.
Local da descoberta: Província de Rio Negro, Argentina.

SERVIÇO
ParkShopping São Caetano - Exposição Dinossauros da Patagônia[
Local: Praça de Eventos - Piso São Caetano (térreo)
Endereço: Alameda Terracota, 545, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul – SP
Data: de 20 de janeiro a 28 de fevereiro
Horários: de segunda a sábado, das 11h às 23h, e domingos e feriados, das 11h às 22h.
Preço: Gratuito
Call Center: 4003-4174

O shopping possui um horário de funcionamento diferenciado: Lojas - de segunda a sábado, das 11h às 23h e domingos e feriados, das 14h às 20h / Alimentação - de segunda a sábado, das 11h às 23h e domingos e feriados, das 11h às 22h.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário