Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Paço das Artes inaugura 1ª Temporada de Projetos 2012 com a exposição Instável

Abertura será realizada no dia 25 de janeiro em comemoração ao aniversário de São Paulo.


O Paço das Artes, instituição da Secretaria da Cultura, inaugura a 1ª edição da Temporada de Projetos 2012 com Instável, o projeto curatorial selecionado de Douglas de Freitas. A abertura, no dia 25 de janeiro, a partir das 18h, é gratuita e integra a programação especial de comemoração do aniversário da cidade de São Paulo. No mesmo dia, às 17h, acontece o Projeto Portfólio, um encontro aberto em que o público poderá aprofundar o contato com o trabalho e a pesquisa do curador selecionado.

Esta é a 10ª edição do programa, consagrado por revelar novos artistas, curadores e críticos. Para a edição de 2012, recebeu mais de 400 projetos do Brasil e do exterior. "A Temporada de Projetos chega a dez edições cumprindo seu objetivo de abrir espaço para a produção jovem e fomentar a arte contemporânea", afirma Priscila Arantes, curadora e diretora técnica do Paço das Artes. Foram selecionados nove projetos artísticos individuais e um de curadoria, que serão expostos ao longo de 2012 em quatro etapas.

Douglas de Freitas, de São Paulo, abre a Temporada de Projetos 2012 com projeto de curadoria Instável, que traz obras de Ana Paula Oliveira, Laura Belém, Laura Vinci, Marcelo Moscheta, Geórgia Kyriakakis, Maurício Ianês e Marina Weffort. O foco do projeto, segundo Freitas, é "reunir artistas de distintas gerações, que em suas produções lidam com a instabilidade sob diferentes aspectos".

Para compor a tônica da exposição, o curador selecionou instalações (Ainda Não, de Ana Paula de Oliveira; Helenas e coordenadas, de Geórgia Kytiakakis; Untitled, Maurício Ianês; e Mona Lisa, de Laura Vinci), vídeos (Maré, de Marcelo Moscheta; Naufrágio, de Laura Belém) e desenhos (Marina Weffort).

Sobre a Temporada de Projetos

Ação pioneira no Brasil, criada em 1997, a Temporada de Projetos se tornou um celeiro de artistas, críticos e curadores. Ao participarem dessa ação, os artistas têm a oportunidade de serem avaliados por crítica, público e classe artística. Desde seu surgimento, já alçou ao cenário cultural mais de uma centena de profissionais, entre artistas, curadores e críticos, contabilizando mais de cinquenta exposições.

Entre os nomes de artistas que despontaram ao longo da trajetória da Temporada de Projetos, estão Gisela Motta, Leandro Lima, Lia Chaia, Daniela Kutschat, Rejane Cantoni, Ricardo Carioba, Raquel Kogan, Cine Falcatrua, Ana Holck, Marcellvs L., Débora Bolsoni. No campo da curadoria, destacaram-se Christine Mello, Kiki Mazzucchelli e Érika Fraenkel. Sua realização também contribuiu para o fortalecimento da jovem crítica, com contribuições de Fernando Oliva, Juliana Monachesi, José Augusto Ribeiro, Cauê Alves, Paula Alzugaray, Daniela Maura Ribeiro, Guy Amado, Fernanda Albuquerque e Daniela Castro.

Projeto 5 X 5

Paralelamente à Temporada de Projetos 2012, o Paço das Artes inaugura, em 25 de janeiro, o Projeto 5 X 5, que traz a produção contemporânea de artistas latino-americanos de 5 países - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México -, investigadas a partir de 5 temas distintos - história, arquivo, identidade, memória e colonização. Este último tema é o mote desta primeira edição, no Paço das Artes, que apresenta uma exposição individual do artista chileno Patrick Hamilton (Ultramar Sur), acompanhada por uma mostra coletiva composta por 5 vídeos escolhidos pelo artista (Copa América).

Serviço
1ª edição da Temporada de Projetos 2012Abertura: 25 de janeiro de 2012, a partir das 18h |Gratuita e aberta ao público
Projeto Portfólio: 25 de janeiro de 2012, às 17h | Gratuito e aberto ao público
Visitação: 26 de janeiro a 1 de abril de 2012. Terças a sextas, das 11h30 às 9h; sábados e domingos, das 12h30 às 17h30 | Gratuita
Local: Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo
Tel: (11) 3814-4832 |Site: www.pacodasartes.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário