Blog Institucional para divulgação de ações da Brasillistas Guia de Negócios e prestação de serviço com publicação de notícias, eventos culturais e de formação profissional em todo o Estado de São Paulo, nossa principal área de atuação.



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Idosos são beneficiados pelo cão terapeuta


Alegria e descontração são alguns dos sentimentos despertados por Shiva, uma cadela da raça labrador de 11 meses. O cão foi recentemente apresentado a alguns idosos do Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (CIAI), localizado em São Paulo, com o objetivo de melhorar e ajudar o dia a dia dos moradores. A ideia é que cerca de 70 pessoas do CIAI, que são independentes, semi-dependentes, dependentes, possam se relacionar e serem ajudadas pelo cão terapeuta.

Para conviver com os idosos, Shiva está sendo adestrada. Mas o treinamento não tem o objetivo de ensinar o animal a fazer acrobacias, a intenção é torná-lo apenas sociável. “Nós treinamos os cães terapeutas para que eles sejam dóceis e amáveis com os pacientes, e não para dar cambalhotas ou responderem aos comandos ‘senta’ ou ‘deita’, por exemplo”, explica o adestrador Antônio Marcos de Lima, do Centro de Treinamento de Cães para Terapia/Cães Assistentes, em São Roque (SP).

Todo o processo de adestramento dura cerca de nove meses. Num primeiro momento, o cachorro é orientado para ser sociável com outros animas, e, na sequência, é apresentado às pessoas e aos objetos. “A convivência com os cães terapeutas, auxiliadas por um psicólogo ou terapeuta ocupacional, podem trazer benefícios como alongamento, reavivar a memória, para o tratamento de pessoas de todas as idades e com as mais variadas doenças”, conta Lima.

Visita do cão terapeuta

Mesmo com algumas visitas do cão assistente, os cuidadores já perceberam o bem-estar e a alegria no comportamento dos pacientes. “A interação entre o cão e o idoso faz toda a diferença. O cão não tem preconceitos, não discrimina ninguém. O animal fica perto, dá atenção para quem estiver disposto a interagir com ele. Além disso, os idosos se lembram dos animais que tiveram e contam suas histórias. É assunto pra um dia inteiro”, fala a terapeuta ocupacional do CIAI, Paula Amaral.

A terapeuta ocupacional ressalta ainda que o cachorro, especialmente, ajuda a realizar treinos de amplitude e até a memória. “Essa convivência é muito positiva para idosos. Eles se movimentam mais, já que precisam abaixar para fazer carinho ou para escová-lo”.

Como Shiva ainda está sendo treinada, as visitas aos idosos do CIAI acontecem apenas uma vez por semana. Ainda será decidido se ela irá morar no local ou fará visitas os moradores durante o dia. Mas quando questionados se querem ou não que Shiva fique definitivamente, os idosos torcem para que sim. Alguns até já ofereceram seus quartos para abrigar a cadela.

Sobre o CIAI

O Centro Integrado de Atendimento ao Idoso foi criado há 22 anos com o objetivo de oferecer aos idosos e suas famílias um lugar de repouso e cuidados especiais, dotado de completa infra-estrutura profissional e técnica. Um dos diferenciais do centro é a característica de manter unidades e grupos de convivência distintos de acordo com a capacidade funcional dos hóspedes: independentes, semi-dependentes, dependentes e acamados. Localizado no bairro do Morumbi (São Paulo), o CIAI hoje tem cerca de 110 idosos que moram em uma ampla casa térrea e um prédio de 5 andares, construído e adaptado especialmente para hóspedes da 3ª idade. Mais informações: www.ciai.com.br
Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário